AGORA!

Terça, 05 de agosto de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Conselho Federal de Medicina chancela métodos endoscópicos para o tratamento da obesidade e amplia acesso a cirurgias bariátricas

Conselho Federal de Medicina chancela métodos endoscópicos para o tratamento da obesidade e amplia acesso a cirurgias bariátricas

◔ 08/06/2025 17h47min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #cirúrgia bariátrica #guilherme sandre #Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou, no mês de maio, a Resolução CFM nº 2.429/2025, norma que estabelece mudanças nos critérios para a realização de cirurgias e endoscopias bariátricas e metabólicas em adultos e adolescentes.  

Publicada no Diário Oficial da União (DOU), a norma representa um avanço técnico-científico e alinha o Brasil às diretrizes da Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO). A inclusão vai permitir acesso a métodos menos invasivos e maior personalização do tratamento. “A partir de agora, a gastroplastia endoscópica passa a estar definitivamente entre as técnicas tradicionais no tratamento da obesidade, afastando qualquer argumento de ser um tratamento experimental, já que mostrou resultados consistentes em ensaio clínico de eficácia e segurança, tem ampla literatura favorável, e agora, a chancela do CFM”, salienta o Dr. Guilherme Sander, presidente da Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia (SGG).

Sander explica ainda que a gastroplastia endoscópica, procedimento minimamente invasivo que reduz o volume do estômago por via endoscópica, sem cortes, é uma opção segura e eficaz para pacientes com IMC a partir de 30 kg/m², além de casos selecionados de reganho de peso após cirurgias bariátricas tradicionais. “A norma amplia o número de opções, incluindo métodos menos invasivos. Vem em boa hora, alternativas importantes no combate da epidemia de obesidade”, explica Sander.

Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade é uma realidade para cerca de 20% da população brasileira, consistindo em fator de risco para doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. Com a gastroplastia endoscópica, milhares de pacientes terão a possibilidade de um procedimento menos agressivo que assegura a recuperação mais rápida, garantindo opções também para pacientes com contraindicação a cirurgias invasivas tradicionais.


Foto- Divulgação

Com informações Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia

Como você se sentiu com essa notícia?

8
Amei
1
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Surfistas aproveitam ondas formadas pelo ciclone extratropical no rio Tramandaí

As ondas, conhecidas por pororoca, são raras no rio Tramandaí e só acontecem quando o mar apresenta ondulações muito grandes.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO