História do personagem do samba enredo da Portela em 2026 já foi retratada por artistas do litoral Norte
◔ 15/06/2025 18h48min ‣ Categoria: Vídeos ‣ Tags: #Mestre Ivan Therra #Príncipe Custódio #Cidreira #samba enredo Portela 2026 #Príncipe Custódio Joaquim de Almeida #O Veraneio do Príncipe Negro #casa de Cultura do Litoral de Cidreira
A escola de samba Portela, do Rio de Janeiro, anunciou, nesta sexta-feira (13), que terá como tema de seu samba enredo para 2026 o Príncipe Custódio Joaquim de Almeida, figura histórica e espiritual originária do Benin, na África, que viveu em Porto Alegre desde o início do século XX até sua morte, em 1935, aos 104 anos.
Com o tema, a escola levará à Sapucaí uma homenagem à religiosidade, à cultura e à resistência negra no Rio Grande do Sul. O tema é “O Mistério do Príncipe do Bará — A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”.
Príncipe Custódio é considerado um dos pilares da cultura afro-gaúcha e do fortalecimento da negritude no Sul do Brasil, tendo inspirado movimentos de resistência e ajudado a estruturar o Batuque, principal religião de matriz africana do Sul do país.
Um dos artistas do litoral Norte a pesquisar e retratar a história do Príncipe Custódio é o mestre Ivan Therra. “Príncipe Custódio está no texto registrado na nossa IX Antologia da AELN - Academia dos Escritores do Litoral Norte do RS, na pág. 127, com o título: "O Veraneio do Príncipe Custódio". A origem centenária das festas de Batuque para Mãe Iemanjá na Praia da Cidreira” disse Ivan.
O tema do Príncipe Negro tem registro também no seu livro: Praia da Cidreira - História, Cotidiano, Cultura e Sentimento em 2007. “Ligações estreitas com a nossa região praieira gaúcha, cultura, religiosidade e fé da nossa gente da beira. E agora vai para a passarela do samba, que beleza.” Falou Ivan Therra.
Além disto, é tema do documentário produzido por Ivan Therra "O Veraneio do Príncipe Negro", que fala das relações estreitas do Príncipe Custódio com as manifestações da cultura popular da região praieira gaúcha. Destaque para a participação da Mãe Eliete De Lucena Leão da pura raiz praieira.
O documentário revela de modo mágico o local onde o Príncipe Custódio fez o assentamento do Bará Leba no cruzeiro grande da entrada para a praia. Local de muita força e lembramento. Revela também a origem da centenária Festa de Iemanjá de Cidreira.
Confira o documentário-
Fotos- Ivan Therra-Reprodução
Dapraia News/G1RS/Mestre Ivan Therra
Galeria de Fotos


