MDB lança pré-candidatura de Gabriel Souza ao governo do Estado
◔ 15/06/2025 19h39min ‣ Categoria: Política ‣ Tags: #Pelo Rio Grande #para continuar fazendo história #MDB #Gabriel Souza #pré #candidatura de Gabriel Souza ao governo do Estado #Pedro Simon
Durante evento do partido realizado neste sábado, 14 de junho, o MDB gaúcho deu a largada para as eleições de 2026 e firmou posição à pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza ao Palácio Piratini. O anúncio ocorreu durante o lançamento da série “Pelo Rio Grande – Para continuar fazendo história”. O encontro mobilizou cerca de 500 filiados, entre os quais líderes históricos, parlamentares, dirigentes e militantes de cinco regiões do Estado em Campo Bom.
Durante a abertura do encontro, o presidente do Diretório Estadual do MDB, deputado Vilmar Zanchin, destacou a trajetória e a força política do partido no cenário gaúcho. “Ao longo dos anos, demonstramos a nossa capacidade de governar e a responsabilidade com o Rio Grande. E hoje, mais uma vez, nos colocaremos à disposição com o nome do vice-governador Gabriel Souza sustentado por uma forte nominata de deputados”, pontuou Zanchin.
Com a oficialização da pré-candidatura de Gabriel Souza, o MDB busca retomar o comando do governo estadual, reforçando a articulação interna e o diálogo com outras legendas. O partido agora deve intensificar as agendas regionais e a construção de um programa de governo.
Vice-presidente da sigla, o ex-senador José Fogaça também enalteceu a história. “Nosso partido não pode fugir do seu passado, do seu compromisso e de sua linha de conduta. Sempre atuou como ponto de equilíbrio, procurando cooperação para produzir resultados”, disse. Com visão nos próximos desafios, afirmou que o MDB mantém a sua história, mas vai além: se oxigena e se prepara para o futuro. “Temos aqui neste palco uma geração histórica. Pedro Simon, o grande farol da política brasileira, e Gabriel Souza, um jovem brilhante e com enorme capacidade”, mencionou Fogaça.
Giovani Feltes, prefeito de Campo Bom e anfitrião do encontro, reforçou as palavras de Zanchin e de Fogaça. “Com todo o respeito às outras siglas, mas que outro partido tem 60 anos de história e se mantém tão atual?”, questionou. E completou: “Nossa legenda promove concórdia, pacificação e tem tudo para ter Gabriel Souza como o futuro governador do Rio Grande do Sul . É 15. É MDB em 2026”.
Aos 95 anos de vida - com sua trajetória política marcada pela luta democrática e o desempenho de funções de deputado, senador, ministro da República e governador do Estado -, Pedro Simon também prestou o seu apoio à pré-candidatura de Gabriel Souza. “Tenho grande expectativa na caminhada deste jovem. Será um candidato de primeira grandeza. Estamos tranquilos porque com ele a vitória irá de chegar”, garantiu Simon.
Durante toda a programação do encontro de Campo Bom dezenas de oradores se revezaram no palco principal para registrar mensagem de apoio à pré-candidatura de Gabriel Souza ao governo do Estado, entre os quais líderes das cinco regiões, dos prefeitos e vices, dos vereadores, das mulheres, da juventude, do afro, do diversidade, da cultura e do movimento comunitário.
Ao chegar ao encontro ovacionado pelos correligionários, o vice-governador Gabriel Souza falou sobre os valores e compromissos do partido com o futuro do Rio Grande do Sul. Mencionando à série “Pelo Rio Grande” - que percorrerá 10 macrorregiões pelo interior e que culminará num grande Congresso Estadual no final do ano da Capital - o vice-governador mencionou que acredita no poder da política feita com responsabilidade, planejamento e proximidade com as pessoas. “Para seguir fazendo história, precisamos continuar investindo em capital humano, educação, resiliência climática e liberdade econômica — sempre com os olhos voltados para quem mais precisa”, destacou Gabriel Souza.
Natural de Tramandaí e militante do MDB desde aos 15 anos, o vice-governador mencionou a contribuição da sigla com o RS. “O equilíbrio fiscal é um dos pilares para garantir liberdade econômica e justiça social. O MDB teve coragem de enfrentar momentos difíceis, fazendo reformas duras, mas necessárias, para reequilibrar as contas do Estado e abrir caminho para um novo ciclo de desenvolvimento.
Se referindo ao momento atual, frisou que hoje o estado é referência em liberdade para empreender, com menos impostos, menos burocracia e mais oportunidades. “Seguimos firmes também no compromisso com os que mais precisam, com uma política social libertadora, que não prende as pessoas à pobreza, mas oferece caminhos reais para a superação das desigualdades. Esse é o legado que queremos preservar e aprofundar para seguir fazendo história”, finalizou Gabriel Souza.
Fotos- Divulgação MDB
Com informações do MDB
Galeria de Fotos
