Biólogo do Ceclimar participa de encontro nacional sobre mamíferos marinhos
◔ 23/06/2025 15h46min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags:
Pesquisadores, estudantes e profissionais da área de conservação da biodiversidade participaram de um dos eventos mais importantes do Brasil sobre mamíferos aquáticos. O IX Encontro Nacional sobre Conservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos (ENCOPEMAQ), que aconteceu de 17 a 20 de junho, no Centro de Convivência do Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza.
Com o tema "Sob Pressão: Mamíferos Aquáticos no Mundo em Emergência", a edição deste ano destacou os desafios crescentes enfrentados por baleias, golfinhos, peixes-bois, lontras e outras espécies em um contexto de degradação ambiental acelerada. O evento também debateu os impactos das mudanças climáticas, da pesca predatória, da poluição e do aumento das atividades humanas nos habitats aquáticos.
O evento teve a participação do biólogo Maurício Tavares, do Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da UFRGS) que participou de uma mesa redonda que tratou sobre penípedes (lobos, leões e elefantes-marinhos) abordando temas como reabilitação e solturas, análise de riscos de doenças como ferramenta para direcionamento de exames, um panorama sobre a reabililitação destes animais no Brasil e Maurício trouxe o tema: Devemos Salvar os penípedes da seleção natural?
Do Rio Grande do Sul, também participaram a bióloga Larissa de Oliveira do Gemars e Unisinos que falou sobre a quantidade de espécies de lobo-marinhos-sul-americanos durante mesa-redonda e palestrou sobre problemas de conservação históricos e atuais enfrentados pelos penípedes e Pedro Fruett, da Fundação Universidade de Rio Grande que abordou o desafio de entender a identidade taxonômica do boto-de-lahille e suas consequências para a conservação durante mesa redonda.
Fotos- Reprodução
Dapraia News
Galeria de Fotos

