AGORA!

Terça, 05 de agosto de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Escolas de samba do Rio de Janeiro e Porto Alegre convidam Grupo Maçambiques de Osório para participar do Carnaval

Escolas de samba do Rio de Janeiro e Porto Alegre convidam Grupo Maçambiques de Osório para participar do Carnaval

◔ 04/07/2025 14h31min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #grupo macambique de osório #grupo maçambique de Osório no carnaval do RJ #samba enredo da Portela #convidado para participar carnaval do Rio de Janeiro #grupos de congada Maçambique #Romildo Bolzam Jr #Osório

Um dos grupos seculares de congada, mais tradicionais do país e oriundo de Osório, o Maçambique, pertencente ao Quilombo do Morro Alto (Osório e Maquiné), foi convidado para participar carnaval do Rio de Janeiro, para o ano de 2026. A cultura do Maçambique faz parte do tema enredo da Escola Portela do Rio de Janeiro, umas das entidades mais antigas e com o maior número de campeonatos. O evento é considerado o maior carnaval do planeta, sendo prestigiado por turistas do mundo inteiro. O comunicado foi feito pela professora de história, Dra. Fernanda Oliveira (Ufrgs), que integrou a equipe de pesquisadores que elaborou a sinopse do carnaval da Portela. 

Na manhã desta última quinta-feira (03/07), foi comunicado outro convite, no gabinete do prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, durante uma reunião com o sambista Vitor Hugo Narciso, Mestre Gavião, sobre a participação dos Maçambiques no desfile de carnaval Escola de Samba Gaviões da Vila Isabel, de Porto Alegre, para participar do Carnaval de Porto Alegre, para o ano de 2027, cujo tema enredo será sobre a Rainha Ginga, Maçambique e a cidade de Osório. Estavam presentes na reunião, o vice-prefeito Ed Moraes, Jaira Soares, dançante Patrick Antônio, Rei Congo João Batista Rodrigues, a Rainha Ginga Francisca Dias do grupo Maçambique e o antropólogo, Iosvaldyr Bittencourt Júnior.

O prefeito falou sobre a importância desse reconhecimento. “É um fato extremamente importante e relevante. Ressalta e valoriza a nossa cultura, a nossa tradição, a nossa cidade, o nosso movimento cultural para o mundo”, disse Bolzan Júnior. “É importante porque a Portela vai contar a história do Príncipe Custódio e do Negrinho do Pastoreio, falando a história da cultura do Rio Grande do Sul e, dentro dela, as congadas. Foi uma indicação da professora doutora da Ufrgs, Fernanda Oliveira, que está contribuindo com o tema do enredo”, disse Iosvaldyr.

O tema da Portela para o Carnaval de 2026 será "O Mistério do Príncipe do Bará — A Oração do Negrinho e a Ressurreição de sua Coroa sob o Céu Aberto do Rio Grande". Este enredo abordará a história e a influência do Príncipe Custódio Joaquim de Almeida, uma figura histórica e espiritual originária do Benim, na África, que viveu em Porto Alegre. A escola exaltará a negritude gaúcha e as raízes africanas presentes no Rio Grande do Sul, mostrando a riqueza cultural do povo que ajudou a moldar a história, incluindo o grupo Maçambiques de Osório que vai desfilar numa das alas da escola.


Fotos: Ascom PMO

Com informações da Prefeitura de Osório


Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

10
Amei
1
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Surfistas aproveitam ondas formadas pelo ciclone extratropical no rio Tramandaí

As ondas, conhecidas por pororoca, são raras no rio Tramandaí e só acontecem quando o mar apresenta ondulações muito grandes.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO