Litoral Norte pode ter novo parque eólico em breve
◔ 04/07/2025 19h59min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #parque eólico Tramandaí #novo parque eólico no litoral Norte #Forza Energias Renováveis #InnoVent #parque eólico será instalado no litoral Norte #licença Fepam para parque eólico no litoral Norte
Um novo projeto de instalação de parque eólico está em desenvolvimento no Litoral Norte. O Complexo Eólico Farroupilha deverá ser instalado nos próximos anos nos municípios de Tramandaí, Cidreira, Capivari do Sul, Osório e Balneário Pinhal.
O projeto está sendo desenvolvido pela Forza Energias Renováveis e InnoVent Wind Energy, empresa fundada em 1996 na Alemanha e que dedica-se ao desenvolvimento, financiamento, construção e operação de parques eólicos em todo o mundo. No Brasil, a InnoVent concretizou o parque eólico de Tramandaí, de 75 MW, em 2009.
Conforme o integrante da Forza, Edson Jardim Pereira o projeto já passou pelas medições e está em processo de licenciamento ambiental na Fepam. “ Começamos as medições do vento há 10 anos e agora estamos trabalhando no licenciamento ambiental. Inicialmente o projeto contempla um total de 800 megawatts e a pedido da Fepam foi divido em três etapas, sendo a primeira de 300 megawatts em área localizada em Capivari do Sul, Cidreira e Tramandaí e com os estudos encerrados e solicitação de Licença Prévia em agosto deste ano. A segunda fase será em Tramandaí e Osório e a terceira fase Tramandaí e Cidreira e serão cerca de 75 torres de aerogeradores em cada fase.” Disse Edison.
Pereira acredita que em um prazo máximo de dois anos a Fepam conceda a licença de instalação para dar inicio as obras. Outro fator importante e que já está sendo efetivado é a garantia das áreas onde serão instaladas as torres. “ Já temos arrendados 40 mil hectares e com a assinatura dos proprietários, o que é a necessário para a utilização das áreas.” Salientou.
Edison frisou que os maiores entraves são os rigorosos processos ambientais. “ São vários itens que devem ser avaliados e isto demanda muito tempo e também haverá audiências públicas para a discussão e apresentação dos projetos. Todos os estudos que estão em desenvolvimento levam em conta diversos critérios como proximidade com sub-estação de energia, impactos no meio ambiente, constância de ventos, logística, entre outros.” Falou Edison.
Sobre os benefícios aos municípios envolvidos, Edison salientou que são dois momentos: o de construção do parque que envolve engenharia e contratação de mão de obra na construção civil e que gera emprego e renda na comunidade e após a instalação, com o retorno do ICMS ao município, onde há uma projeção mensal de faturamento R$ 4.687.000, divididos entre os municípios.
Segundo o projeto, cada turbina deverá gerar 6,8 megawatts e a totalidade da geração de 800 MW poderá abastecer 209 mil domicílios beneficiando mais de 800 mil pessoas. As torres deverão ter 160 metros de altura com pás de 83,3 metros. Para a distribuição será utilizada a sub-estação de Capivari do Sul com 243 KV.
Além do Complexo Eólico Farroupilha, a Forza Energias Renováveis e InnoVent desenvolvem os projetos Palmas, na cidade de Palmas no Paraná; Serra Gaúcha, envolvendo os municípios de São Francisco de Paula, Jaquirana e Cambará do Sul e Rota dos Ventos em Bagé e Dom Pedrito.
Na 33ª Festa Nacional do Peixe de Tramandaí, o projeto está sendo apresentado ao público em um stand no pavilhão comercial.
No litoral Norte, já existem parques eólicos em Osório, Tramandaí, Palmares do Sul e Xangri-Lá.
Fotos- Sandro Sauer
Dapraia News
Galeria de Fotos


