Movimento Unificado em Defesa do Litoral Norte encaminha carta ao Ibama referente ao despejo de efluentes no Rio Tramandaí
◔ 14/07/2025 06h40min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #MOV #Movimento Unificado em Defesa do Litoral Norte #esgoto no rio Tramandaí #despejo de esgoto na bacia do rio Tramandaí #Corsan #despejo de efluentes no rio Tramandaí #carta oa ibama MOV
O Movimento Unificado em Defesa do Litoral Norte protocolou, na última quinta-feira, 10 de julho, uma carta ao Ibama no sentido de fazer com que o órgão federal chame para si a competência de fiscalização ambiental sobre operação da estação de tratamento de esgotos dos Municípios de Xangri-Lá e de Capão da Canoa com a projeção de despejo de efluentes parcialmente tratados na bacia lagunar do rio Tramandaí.
O Movimento entende que a Licença Prévia de Instalação e Autorização emitida pela Fepam é ilegal e que se faz necessário um Estudo de Impacto Ambiental com Relatório de Impacto Ambiental- EIA-RIMA, o que não feito para a emissão da licença da Fepam.
A carta foi endereçada ao presidente do Ibama, sob cuidados da superintendente Regional do Ibama, Diara Maria Sartori.
A obra do emissário que despejará efluentes provenientes da estação de Tratamento de Xangri-Lá na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí está em andamento. O empreendimento é licenciado pela Fepam e faz parte da ampliação do sistema de esgotamento sanitário do litoral Norte. Parte da população, principalmente de Tramandaí e Imbé é contrária ao despejo dos efluentes na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí e busca a paralisação das obras para que mais estudos sejam apresentados.
Existe uma ação cível pública em andamento na Justiça Federal, que recentemente negou uma liminar que pedia a paralisação da obra.
Confira o processo CLICANDO AQUI
Foto- Divilgação
Dapraia News