AGORA!

Terça, 05 de agosto de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Livro “Mulheres, Plantas e Luta” resgata a potência da Farmacinha Comunitária de Maquiné

Livro “Mulheres, Plantas e Luta” resgata a potência da Farmacinha Comunitária de Maquiné

◔ 15/07/2025 15h32min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Anaiara Ventura #farmacinha comunitária de maquiné #Maquiné #farmacinha comunitária Filhas da Esperança #lançamento livro Mulheres #plantas e lutas

A trajetória de resistência de mulheres agricultoras do litoral Norte gaúcho, que transformaram o cuidado com a saúde em um ato político e comunitário, é o eixo central do livro Mulheres, Plantas e Luta: histórias da farmacinha comunitária Filhas da Esperança. 

A publicação será lançada em três eventos abertos ao público, nos dias 23, 24 e 25 de julho, respectivamente nas cidades de Maquiné, Três Cachoeiras e Gravataí. A obra integra o projeto Frascos de Memória: Farmacinha Filhas da Esperança, contemplado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), por meio do edital "Pesquisa, Registro e Memória". 

Escrita pela jornalista Anaiara Ventura, a narrativa resgata a Farmacinha como um território de afeto, transmissão de saberes tradicionais e emancipação das mulheres, revelando uma história coletiva construída a partir da força feminina, do vínculo com a terra e da medicina natural. Dividida em três partes, a obra revisita a origem da Farmacinha Comunitária de Maquiné, fundada em 1991 por doze agricultoras. 

O primeiro capítulo destaca a trajetória da idealizadora Rafinha Duarte e da guardiã do espaço, Maria Teresa Gonçalves, que há mais de três décadas mantém vivo esse lugar de cuidado e de solidariedade. O segundo capítulo mergulha na questões de gênero e nas articulações políticas com o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), expandindo a ideia da Farmacinha para além do território local, formando outros grupos de mulheres pelo Brasil afora. A terceira parte reúne relatos sobre os atendimentos comunitários realizados com o uso de plantas medicinais e práticas inspiradas nos princípios da saúde integral, ainda presentes em seu cotidiano. “A história da Farmacinha impactou tanto o fortalecimento da vida de mulheres no campo, quanto a saúde da população das comunidades rurais mais remotas, em uma época em que o sistema de saúde pública não chegava nesses locais, como acontece hoje”, destaca a autora. 

O livro foi feito de forma colaborativa, com base em entrevistas e pesquisas conduzidas por uma equipe de mulheres diretamente envolvidas com a Farmacinha. Além do acervo documentado por uma historiadora, a publicação traz em suas páginas, um ensaio fotográfico de Mirella Rabaioli, mostrando o cotidiano dos encontros. Essas imagens compõem a mostra física e virtual, que pode ser visitada na Farmacinha e no site, mesmo local no qual será disponibilizada a versão digital do livro. Já, sua edição física e limitada, será distribuída gratuitamente para bibliotecas públicas do Estado e às pessoas presentes nas rodas de leitura. Ao reunir testemunhos, imagens e memórias, Mulheres, Plantas e Luta se afirma como um registro sensível e potente de práticas de autocuidado coletivo, saberes ancestrais e força política das mulheres do campo – um convite urgente à reconexão com formas mais sustentáveis de viver.

Serviço:

Rodas de leitura abertas ao público – com distribuição gratuita do livro físico

23/07 – 14h–16h — Farmacinha Solidão, Maquiné RS

24/07 – 13h30–15h30 — Sede do MMC, Três Cachoeiras RS

25/07 – 14h–16h — Grupo CUIDI, Gravataí RS


Foto- Divulgação

Com colaboração de Anaiara Ventura


Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

13
Amei
0
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Surfistas aproveitam ondas formadas pelo ciclone extratropical no rio Tramandaí

As ondas, conhecidas por pororoca, são raras no rio Tramandaí e só acontecem quando o mar apresenta ondulações muito grandes.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO