AGORA!

Terça, 05 de agosto de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Osório sedia Assembleia Pública Inicial da Consulta Popular no dia 25 de julho

Osório sedia Assembleia Pública Inicial da Consulta Popular no dia 25 de julho

◔ 15/07/2025 19h18min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Corede Litoral #Consulta Popular 2025 #Osório #Assembleia Inicial Consulta Popular #Carlos Eduardo Martonez #Corede Litoral Norte

Começou na segunda-feira (14/7) a etapa de Assembleias Públicas Iniciais da Consulta Popular 2025/2026, com encontros realizados nos Coredes Centro-Sul, Sul e Campanha. As assembleias marcam o início da escuta regional que definirá as prioridades de investimento nas diversas regiões do Estado.  

Ao todo, serão realizados 28 encontros em diferentes municípios gaúchos até o dia 1º de agosto, promovendo o diálogo entre governo, conselhos de desenvolvimento, lideranças locais e a população.

As Assembleias Iniciais são uma das primeiras etapas do processo participativo da Consulta Popular. Nesses encontros, o governo do Estado apresenta a metodologia da edição atual, enquanto os Coredes compartilham seus Planos Estratégicos de Desenvolvimento, que servem como base para a definição das prioridades regionais.  

No Corede Litoral, a Assembleia Inicial acontece no dia 25 de julho, às 10h, no Auditório Felipe Tiago Gomes da Unicnec localizado na rua Vinte e Quatro de Maio, 141, Centro. 

Conforme o presidente do Corede Litoral, Carlos Eduardo Martinez, nesta primeira Assembleia, integrantes do governo do Estado estarão em Osório informando as diretrizes da Consulta Popular 2025.

Martinez salientou que o valor destinado para o litoral Norte é de R$ 2,4 milhões que deve ser divido conforme a quantidade de propostas contempladas definidas nas assembleias posteriores. “ A votação da Consulta Popular deverá acontece de 6 a 10 de outubro e antes disto acontecem assembleias micro regionais e em setembro a assembleia geral anterior a votação.

Nesta terça-feira, 15 de julho, foi aberto o período de envio de propostas através do Portal da Consulta Popular. As propostas podem ser enviadas até 10 de agosto por qualquer brasileiro ou estrangeiro em situação regular no País, ser residente e eleitor no Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, é necessário efetuar seu cadastro no Portal da Consulta Popular. 

As propostas podem ser apresentadas nas seguintes áreas temáticas: reconstrução, agricultura, turismo, justiça e direitos humanos, meio ambiente, cultura, desenvolvimento rural, transportes, esporte e lazer, desenvolvimento econômico, inovação ciência e tecnologia, trabalho e desenvolvimento profissional, desenvolvimento social, habitação, e desenvolvimento urbano.

Em 2024, segundo dados constantes no site da Consulta Popular, dos 294.327 eleitores da região, 5.218 participaram da votação.


Foto- Divulgação

Dapraia News/governo do Estado


Como você se sentiu com essa notícia?

10
Amei
0
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Surfistas aproveitam ondas formadas pelo ciclone extratropical no rio Tramandaí

As ondas, conhecidas por pororoca, são raras no rio Tramandaí e só acontecem quando o mar apresenta ondulações muito grandes.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO