Durante a 23ª Festa do Pescador de Arroio do Sal, forum debaterá impactos do Porto Meridional
◔ 16/07/2025 15h33min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Porto Meridional #Porto de Arroio do Sal #forum sobre impactos do porto de Arroio do Sal #Giane Guerra #23ª Festa do Pescador de Arroio do Sal #forum do porto na festa do pescador #DTA Engenharia
No dia 1º de agosto, sexta-feira, dentro da programação da 23ª Festa do Pescador de Arroio do Sal, acontece um forum sobre os impactos na cidade e no estado da implantação de um porto em Arroio do Sal.
O Form Porto Meridional, Impactos no Município e Estado terá a mediação da jornalista Giane Guerra do Grupo RBS e contará com a participação do setor metal mecânico da Serra gaúcha, DTA Engenharia (empresa responsável pelo projeto), Firegs, Farsul, entidades empresarias de Caxias do Sul (MOBI e ACIC), políticos, prefeitos e vereadores da região. O evento tem a participação da Câmara de Vereadores de Arroio do Sal e acontecerá a partir das 17h.
Conforme o presidente do Legislativo, vereador Mateus Coelho Ribeiro (Republicanos) hoje, parte da produção gaúcha de inúmeros setores está dependente de portos catarinense. “ Estamos perdendo em competitividade para nossos vizinhos e o Porto Meridional será moderno com operações computadorizadas e transformará a economia da cidade. Precisamos desenvolver a região, pois estamos crescendo muito e investimentos são necessários e o empresariado gaúcho precisa diminuir o custo do frete dos produtos de exportação.“ disse Matheus informando também que o porto é uma realidade e o projeto está bem adiantado.
O Porto Meridional de Arroio do Sal é um Terminal de Uso Privado (TUP) que terá capacidade para movimentar até 53 milhões de toneladas por ano. A construção está orçada em R$ 6,5 bilhões, dos quais R$ 1,5 bilhão correspondem à infraestrutura geral e R$ 5 bilhões à instalação dos berços e terminais.
O empreendimento promete gerar mais de 2 mil empregos diretos e quase 5 mil indiretos, movimentando a economia regional e ampliando a competitividade logística do Estado. Localizado em uma área com ligação estratégica à BR-101 e infraestrutura preparada para futuras conexões ferroviárias, o Porto Meridional também se destaca pelo aproveitamento do potencial hidrográfico do RS – proporcionalmente o maior do país, considerando a superfície territorial.
Atualmente está em fase de licenciamento ambiental.
Dapraia News