Curso de tow-in é realizado em Tramandaí
◔ 22/07/2025 17h24min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #tow #in #curso de tow #in em Tramandaí #João Maacarenhas #Marinha do Brasil #curso de resgate jet sky #Tramandaí #Plataforma de Tramandaí
O Instrutor de busca, resgate e tow-in João Mascarenhas, o Capilé está em Tramandaí, juntamente com sua equipe, onde ministra curso de tow in, resgate e segurança nas ondas. O curso é voltado para surfistas e Corpo de Bombeiros com autorização da Marinha do Brasil.
Mascarenhas, que realiza o curso há 10 anos, diz que o treinamento é fundamental para ajustar técnicas e garantir a segurança dos praticantes de esportes aquáticos. “ O curso capacita pilotos a realizarem resgates e conduzirem os surfistas para além da arrebentação, principalmente durante os campeonatos, englobando colocação na onda. formas de lançamento do surfista, pilotagem de jet, formas de leitura de onda em velocidade. Também estamos em tratativas com a prefeitura e Marinha do Brasil para reservar uma área específica para o town in. Pleiteamos uma área de pelo menos dois mil metros. E as ondas de Tramandaí, quando crescem são perfeitas para a prática do town in”.
Mascarenhas informou que permanece no litoral Norte até o dia 16 de agosto. Nesta terça-feira, as atividades foram realizadas próximas da plataforma de Tramandaí. Além de tow-in, João oferece cursos de operador de resgate com moto aquática, a parte prática para as habilitações de lancha e jet ski, por meio da empresa KPL.
Tow-in é uma técnica pioneira do surfista americano Herbie Flexer, aperfeiçoada por Laird Hamilton e sua equipe, em meados dos anos 1990 onde um surfista é rebocado por um jet ski até a onda. Este método tem uma vantagem nas situações em que a onda é muito grande e se move muito rapidamente para o surfista apanhá-la apenas na remada.
Foto- Divulgação
Dapraia News