Campanha Pare o Tsunami de Plástico busca assinaturas para apoio ao Projeto de Lei Oceano sem Plástico
◔ 23/07/2025 15h11min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Oceana #rojeto de Lei Oceano sem Plástico #Pare o Tsunami de Plástico #plástico no oceano #assinaturas de apoio ao projeto oceano sem plástico
Todos os anos, caminhões de lixo plástico vão parar no oceano. E o Brasil, maior produtor desse material da América Latina, tem uma grande responsabilidade, mas nenhuma política pública implementada.
Hoje, o plástico já está no ar que respiramos, nos alimentos, na água potável e até dentro do nosso corpo. E não para por aí: 9 das 10 espécies de peixes mais capturadas para consumo humano no mundo estão contaminadas com plástico.
A ONG Oceana, em conjunto com outras dezenas de instituições, lançou, em 2023, a campanha Pare o Tsunami de Plástico com foco na redução do volume excessivo de plástico na natureza. “Estamos a um passo de conseguir 100 mil assinaturas em apoio ao Projeto de Lei 2524/2022, uma solução real, que propõe fechar a torneira da produção do plástico de uso único que invade nossas praias, rios e mares todos os dias. Junte-se a nós! O Brasil precisa reduzir a produção, a oferta e o descarte de plástico.” Diz a Oceana.
Para participar e assinar CLIQUE AQUI
O Projeto de Lei 2524/2022, também conhecido como Projeto de Lei do Oceano Sem Plástico, estabelece regras para a economia circular do plástico no Brasil, visando reduzir a geração de resíduos plásticos e promover a reciclagem e o reuso. O texto estabelece que, em um prazo de sete anos, o Brasil deverá ter apenas embalagens plásticas retornáveis ou compostáveis, visando reduzir a poluição causada pelo plástico. O projeto define conceitos importantes como embalagens de uso único, embalagens retornáveis e materiais compostáveis, estabelecendo regras para a produção, distribuição e descarte de produtos plásticos.
O projeto está em tramitação no Senado Federal e já passou pelas Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e Econômicos (CAE), e ainda precisa ser analisado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) antes de ser enviado para a Câmara dos Deputados.
Conheça o projeto de lei CLICANDO AQUI
Confira o vídeo da campanha
Dapraia News/Oceana