Mulheres negras do litoral Norte são homenageadas pela Assembleia Legislativa com a Medalha Preta Roza
◔ 23/07/2025 19h08min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Laura sito #entrega da Medalha Preta Roza #mulheres negras do litoral norte #solenidade entrega da medalha preta roza #assembleia legislativa homenageia mulheres negras
Na tarde desta quarta-feira, 23 de julho, mais de 1.000 mulheres negras gaúchas lotaram o auditório do Ministério Público, em Porto Alegre, para comemorar o mês da mulher negra com a entrega da Medalha Preta Roza, feita pela Assembleia Legislativa, que celebra o protagonismo negro no Rio Grande do Sul.
A iniciativa da honraria é da deputada estadual Laura Sito (PT). Para a deputada, trata-se de mais que uma honraria individual: é uma afirmação política de que as mulheres negras estão no centro das transformações sociais, mesmo quando o poder tradicional tenta apagar essas histórias. “Preta Roza é símbolo da insurgência negra no sul do Brasil, mas também espelho de tantas mulheres que hoje resistem, criam caminhos, cuidam de suas comunidades e constroem o futuro”, afirma a parlamentar.
Uma edição desta homenagem também será realizada na Região Sul do estado nesta quinta-feira, 24, às 18h em Pelotas.
Do litoral Norte foram homenageadas as seguintes mulheres durante a solenidade desta quarta-feira-
Torres- Adelir Goes, Marli de Souza e Melissa Fraga Borges;
Tramandaí- Daguimar Duarte Schumacher, Janaína Lima De Oliveira e Paula Edejane Felix;
Imbé- Luciana Cristina de Souza e Maria Helena Rodrigues;
Capão da Canoa- Margarete Felicidade, Tereza Martin Vieira e Terezinha da Silva;
Capivari do Sul- Gladis Terezinha, Luisa Marlene, Marlene Aparecida, Gislene Rodrigues;
Maquiné- Elizabete Alves;
Palmares do Sul- Liziane Borges, Liziandra Assis.
A premiação leva o nome de Preta Roza, mulher negra escravizada e combatente do quilombo de Manoel Padeiro, que atuou como estrategista e guerreira na década de 1830. Sua trajetória inspira o reconhecimento das lutas femininas negras do passado, do presente e na construção de um futuro mais justo.
Foto- Reprodução
Dapraia News