Capão da Canoa decreta situação de calamidade pública em virtude dos fortes ventos
◔ 28/07/2025 17h28min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Capão da Canoa #decreto calamidade pública #Valdomiro Novaski #estragos mem Capão da Canoa #fortes ventos no litoral Norte
O prefeito de Capão da Canoa, Valdomiro Novaski, decretou situação de calamidade pública em virtude dos ventos desta segunda-feira, 28 de julho.
O decreto tem validade de 1 dia, prorrogável pelo período necessário até a normalização da situação. O decreto diz que ficam a Secretaria de Obras e Defesa Civil responsáveis por tratar de forma específica os assuntos de que trata o edital sob supervisão do Gabinete do Prefeito e Procuradoria Municipal.
As ESFs (Estratégias de Saúde da Família) estão temporariamente fechadas por medida de segurança. A Unidade de Pronto Atendimento segue aberta com atendimento normal para casos de urgência e emergência. Também foi suspenso o atendimento ao público nas secretarias municipais nesta segunda-feira.
Conforme a prefeitura, 130 famílias foram afetadas, sendo que pelo menos 16 pessoas estão desabrigadas. A prefeitura fez a distribuição de lonas para as famílias afetadas.
Os fortes ventos causaram inúmeros impactos na cidade como queda de árvores, destelhamento de casas, vidraças de edifícios foram atingidas, queda de marquises, toldos, placas de publicidade e muros e há falta de energia em vários pontos da cidade devido a queda de diversos postes.
Os ventos, com rajadas superiores a 100 km/h, foram causados por um ciclone extratropical. As rajadas mais intensas se concentraram entre às 8h e 15h diminuindo no final da tarde.O ciclone também provoca ressaca no mar.
Fotos- Facebook Rubenir Fernandes
Dapraia News
Galeria de Fotos




