AGORA!

Terça, 05 de agosto de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Prefeitura de Xangri-Lá emite nota sobre situação da Plataforma de Atlântida

Prefeitura de Xangri-Lá emite nota sobre situação da Plataforma de Atlântida

◔ 29/07/2025 18h28min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Plataforma de Atlântida #Asuplama #queda da plataforma de Atlântida #ressaca do mar #desabamento da plataforma

A Prefeitura de Xangri-Lá emitiu uma nota oficial nesta terça-feira em relação ao desabamento do braço Norte da Plataforma Marítima de Atlântida. Na nota, a prefeitura esclarece alguns aspectos jurídicos e a situação em que se encontra a estrutura.

Confira a nota- 

“A Prefeitura de Xangri-Lá informa à população que, em razão das fortes chuvas, ventos intensos e ressaca registrados no último dia 28 de julho de 2025, parte da estrutura da Plataforma de Pesca acabou desabando. A área atingida já havia sido identificada como comprometida em laudo técnico elaborado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), contratado pelo Município para avaliar as condições de segurança da estrutura.

Importante esclarecer que a Plataforma de Pesca é um bem de natureza particular, construído em área inserida no mar territorial, de competência da União. A sua manutenção vinha sendo realizada pela Associação dos Usuários da Plataforma Marítima da Atlântida (Asuplama), e atualmente discute-se judicialmente a responsabilidade sobre a estrutura.

A questão está sendo tratada em Ação Civil Pública, ajuizada pelo Ministério Público Federal em face da União, Asuplama e Município de Xangri-Lá, cujo principal pedido é a recuperação ou, alternativamente, a demolição integral da Plataforma.

No curso da ação, o Município contratou a UFRGS para elaboração de um laudo técnico detalhado. O laudo foi recentemente concluído e aponta que, embora grande parte da estrutura esteja comprometida, há viabilidade técnica para um retrofit — processo de recuperação e modernização. O parecer encontra-se em análise pela Administração Municipal.

A prefeitura reafirma seu compromisso com a segurança da população, a legalidade e a transparência, e manterá a comunidade informada sobre os próximos desdobramentos.”

Fundada em 1975, a plataforma avança 280 em forma de T. A estrutura sofreu a primeira avaria em 1997 e após devido a uma grande ressaca houve o desabamento do braço Sul. Em 2023 houve uma grande ruptura da plataforma com o braço Norte ficando a deriva. Na ocasião, houve a interdição do local que permanece até hoje.


Dapraia News com informações da Prefeitura de Xangri-Lá


Como você se sentiu com essa notícia?

6
Amei
0
Incrivel
0
Uau
7
Triste
1
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Surfistas aproveitam ondas formadas pelo ciclone extratropical no rio Tramandaí

As ondas, conhecidas por pororoca, são raras no rio Tramandaí e só acontecem quando o mar apresenta ondulações muito grandes.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO