AGORA!

Sábado, 02 de agosto de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Demora no restabelecimento de energia elétrica faz Prefeitura de Balneário Pinhal ingressar com ação contra CEEE Equatorial

Demora no restabelecimento de energia elétrica faz Prefeitura de Balneário Pinhal ingressar com ação contra CEEE Equatorial

◔ 01/08/2025 15h32min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Balneário Pinhal #Cezar Furini #CEEE Equatorial #ação de Balneário Pinhal contra a Ceee #Túnel Verde

A Prefeitura de Balneário Pinhal ingressou com uma ação cível pública na 3ª Vara Civel da Comarca de Tramandaí contra a CEEE Equatorial em virtude da morosidade no restabelecimento da energia elétrica em parte da cidade. Conforme o prefeito Cezar Furini, a ação foi protocolada na tarde desta quinta-feira, 31 de julho, e pede restabelecimento da energia em no máximo 12 horas, indenização por danos morais coletivos devido a falta de energia desde a última segunda-feira, 28 de julho e multa diária por descumprimento.

Em relação ao pedido de indenização o valor solicitado é de R$ 3 milhões que seria revertido para um fundo onde os recursos seriam utilizados em melhorias na infraestrutura de energia elétrica e iluminação pública.

O prefeito disse que é inadmissível que cidadãos fiquem tanto tempo sem o fornecimento de energia elétrica. “ Temos pessoas que necessitam do serviço devido a condição médica, que utilizam oxigênio e outros aparelhos. Também houve a perda de alimentos, entre outros problemas.” Disse o prefeito.

Furini citou alguns locais da cidade onde o problema persistia nesta sexta-feira, como Pinhal Sul, Túnel Verde, Figueirinhas e áreas do distrito do Magistério.

“Os impactos atingem diretamente o funcionamento dos serviços de saúde, com destaque para a unidade ESF Túnel Verde, além de afetar o comércio local, pescadores e moradores que dependem de equipamentos elétricos para sobrevivência. Há registros de alimentos estragados, falta de sinal de celular e famílias que dependem de aparelhos médicos sendo prejudicadas.” Relatou o prefeito. 

A estimativa da Defesa Civil Municipal aponta que mais de 5 mil pessoas já foram diretamente atingidas pela interrupção do serviço. Na última terça-feira, 29 de julho, prefeitos do litoral Norte estiveram reunidos com a CEEE Equatorial, mas não houve resolução dos problemas.

Na manhã desta sexta-feira (1°), a CEEE Equatorial seguia com força-tarefa em campo e equipes mobilizadas 24 horas por dia para restabelecer o fornecimento de energia em toda área de concessão.

O serviço já foi normalizado para 425 mil clientes, o que representa 99% do total de 430 mil afetados no pico do desabastecimento.

No momento, 5 mil clientes aguardam a retomada do serviço nas cidades de Capão da Canoa, Cidreira, Palmares, Arroio do Sal e Balneário Pinhal.

A CEEE Equatorial esclarece que, até o momento, não foi formalmente notificada da ação judicial movida pelo município de Balneário Pinhal. Assim que tiver acesso a ela, exercerá seu direito de defesa, demonstrando todas as medidas adotadas pela Companhia para o restabelecimento da energia elétrica na cidade, que foi severamente atingida por um ciclone extratropical de grandes proporções.

O processo encontra-se sob número - 5015530-98.2025.8.21.0073.

Confira a entrevista do prefeito Cezar Furini para a Rádio Jovem Pan News Litoral nesta sexta-feira




Foto- Sandro Sauer

Dapraia News


Como você se sentiu com essa notícia?

7
Amei
1
Incrivel
0
Uau
2
Triste
1
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Surfistas aproveitam ondas formadas pelo ciclone extratropical no rio Tramandaí

As ondas, conhecidas por pororoca, são raras no rio Tramandaí e só acontecem quando o mar apresenta ondulações muito grandes.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO