Demora no restabelecimento de energia elétrica faz Prefeitura de Balneário Pinhal ingressar com ação contra CEEE Equatorial
◔ 01/08/2025 15h32min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Balneário Pinhal #Cezar Furini #CEEE Equatorial #ação de Balneário Pinhal contra a Ceee #Túnel Verde
A Prefeitura de Balneário Pinhal ingressou com uma ação cível pública na 3ª Vara Civel da Comarca de Tramandaí contra a CEEE Equatorial em virtude da morosidade no restabelecimento da energia elétrica em parte da cidade. Conforme o prefeito Cezar Furini, a ação foi protocolada na tarde desta quinta-feira, 31 de julho, e pede restabelecimento da energia em no máximo 12 horas, indenização por danos morais coletivos devido a falta de energia desde a última segunda-feira, 28 de julho e multa diária por descumprimento.
Em relação ao pedido de indenização o valor solicitado é de R$ 3 milhões que seria revertido para um fundo onde os recursos seriam utilizados em melhorias na infraestrutura de energia elétrica e iluminação pública.
O prefeito disse que é inadmissível que cidadãos fiquem tanto tempo sem o fornecimento de energia elétrica. “ Temos pessoas que necessitam do serviço devido a condição médica, que utilizam oxigênio e outros aparelhos. Também houve a perda de alimentos, entre outros problemas.” Disse o prefeito.
Furini citou alguns locais da cidade onde o problema persistia nesta sexta-feira, como Pinhal Sul, Túnel Verde, Figueirinhas e áreas do distrito do Magistério.
“Os impactos atingem diretamente o funcionamento dos serviços de saúde, com destaque para a unidade ESF Túnel Verde, além de afetar o comércio local, pescadores e moradores que dependem de equipamentos elétricos para sobrevivência. Há registros de alimentos estragados, falta de sinal de celular e famílias que dependem de aparelhos médicos sendo prejudicadas.” Relatou o prefeito.
A estimativa da Defesa Civil Municipal aponta que mais de 5 mil pessoas já foram diretamente atingidas pela interrupção do serviço. Na última terça-feira, 29 de julho, prefeitos do litoral Norte estiveram reunidos com a CEEE Equatorial, mas não houve resolução dos problemas.
Na manhã desta sexta-feira (1°), a CEEE Equatorial seguia com força-tarefa em campo e equipes mobilizadas 24 horas por dia para restabelecer o fornecimento de energia em toda área de concessão.
O serviço já foi normalizado para 425 mil clientes, o que representa 99% do total de 430 mil afetados no pico do desabastecimento.
No momento, 5 mil clientes aguardam a retomada do serviço nas cidades de Capão da Canoa, Cidreira, Palmares, Arroio do Sal e Balneário Pinhal.
A CEEE Equatorial esclarece que, até o momento, não foi formalmente notificada da ação judicial movida pelo município de Balneário Pinhal. Assim que tiver acesso a ela, exercerá seu direito de defesa, demonstrando todas as medidas adotadas pela Companhia para o restabelecimento da energia elétrica na cidade, que foi severamente atingida por um ciclone extratropical de grandes proporções.
O processo encontra-se sob número - 5015530-98.2025.8.21.0073.
Confira a entrevista do prefeito Cezar Furini para a Rádio Jovem Pan News Litoral nesta sexta-feira
Foto- Sandro Sauer
Dapraia News