AGORA!

Sábado, 02 de agosto de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Forum Impactos do Porto Meridional movimentou 32ª Festa do Pescador de Arroio do Sal

Forum Impactos do Porto Meridional movimentou 32ª Festa do Pescador de Arroio do Sal

◔ 01/08/2025 20h01min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Porto Meridional #Lusi Carlos Heinze #Giane Guerra #Arroio do Sal #forum impactos do porto meridional #luciano pinto da silva #Issur Koch #DTA Engenharia

Na tarde desta sexta-feira, 1º de agosto, a 32ª Festa do Pescador de Arroio do Sal foi palco do Forum Impactos do Porto Meridional. O evento, promovido pela Câmara de Vereadores de Arroio do Sal, teve como painelistas o presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional da Assembleia Legislativa, deputado estadual Issur Koch (PP), a presidente da Famurs, Adriane Perin, o prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto da Silva, o presidente da Mobi Caxias, Rodrigo Postiglione, o vice-presidente da Fiergs, Ubiratan Rezler, o secretário do Meio Ambiente de Arroio do Sal, Adauri Cabral, o diretor de Desenvolvimento de Negócios da DTA Engenharia, Daniel Khol e o senador Luis Carlos Heize. A mediação foi da jornalista do grupo RBS Giane Guerra.

Diversos prefeitos do litoral Norte prestigiaram o evento, como o prefeito de Imbé e presidente da Amlinorte, Luis Henrique Vedovato, de Tramandaí, Juarez Marques da Silva, entre outros.

Os painelistas relataram a importância da instalação de um porto no litoral Norte e os impactos, principalmente econômicos, que o empreendimento trará ao estado e ao município com geração de empregos e arrecadação de impostos. 

“Essa é uma das obras mais estratégicas para o futuro do nosso Estado, com potencial de transformar a logística gaúcha, atrair investimentos e gerar oportunidades em toda a região. O desenvolvimento do Rio Grande do Sul passa por decisões corajosas e estruturantes como esta e o diálogo com a comunidade é essencial nesse processo.” Disse o deputado Issur Koch.

Representantes de segmentos interessados no assunto, como o setor metalmecânico e a agroindústria, também participaram do fórum, que esclareceu sobre o momento atual do projeto, as ações e seus impactos e os prazos governamentais que estão sendo respeitados. Também houve apresentação do projeto de engenharia, que permitiu aos participantes terem uma ideia mais concreta de como vai funcionar o Porto Meridional.

Aspectos ambientais foram debatidos e isto tem sido uma preocupação dos responsáveis pelo projeto onde o Estudo de Impacto Ambiental está sendo analisado pelo Ibama. 

O galpão do Centro Municipal de Evento ficou lotado, inclusive com grupos contrários ao porto que empunhavam alguns cartazes com os dizeres não ao porto.

O novo terminal nascerá na costa, mas ficará fora da faixa de areia, deixando o espaço livre para a utilização pública. O projeto, que já foi declarado de utilidade pública pelo governo do Estado, está em fase de licenciamento ambiental junto ao Ibama e já tem aval da Marinha, do Ministério de Portos e Aeroportos e da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). O investimento de R$ 6 bilhões é totalmente privado e vai gerar 1,5 mil empregos diretos e milhares de empregos indiretos durante a sua operação. A expectativa dos empreendedores é iniciar as obras em 2026 e inicio das operações em 2028.


Fotos- Beto Rodrigues

Dapraia News

Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

18
Amei
0
Incrivel
0
Uau
1
Triste
1
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Surfistas aproveitam ondas formadas pelo ciclone extratropical no rio Tramandaí

As ondas, conhecidas por pororoca, são raras no rio Tramandaí e só acontecem quando o mar apresenta ondulações muito grandes.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO