AGORA!

Segunda, 04 de agosto de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Famurs participa de debate sobre a construção do Porto Meridional em Arroio do Sal

Famurs participa de debate sobre a construção do Porto Meridional em Arroio do Sal

◔ 03/08/2025 21h48min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Porto Meridional #porto de Arroio do Sal #Adriane Perin #Famurs #Festa do Pescador #Forum Impactos do Porto Meridional

A presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin, participou, na sexta-feira 1º de agosto, do Fórum Impactos do Porto Meridional, realizado no Parque de Eventos de Arroio do Sal. O encontro reuniu idealizadores da iniciativa, lideranças do setor público e privado para debater os efeitos da implantação do novo terminal portuário na economia e na logística do Rio Grande do Sul.

Com investimento estimado em R$ 6 bilhões, o Porto Meridional será instalado no município sob o regime de Terminal de Uso Privado (TUP), sem aporte de recursos públicos. O projeto prevê a geração de até três mil empregos diretos nas fases de construção e operação, além de mais de cinco mil empregos indiretos em toda a cadeia produtiva envolvida.

Representando os prefeitos gaúchos, Adriane Perin destacou a relevância do projeto para o desenvolvimento do Estado e a necessidade de garantir que os municípios estejam inseridos nas discussões sobre os impactos e as oportunidades que se abrem com o novo terminal.

“O Porto Meridional representa, antes de tudo, a concretização de um potencial que há muito tempo sabemos que o Rio Grande do Sul possui. É um projeto com capacidade de viabilizar negócios, encurtar distâncias e fortalecer a competitividade dos nossos municípios. Que sejamos aqueles que acreditam, que trabalham e que se mobilizam para fazer o progresso acontecer. Porque sem desenvolvimento econômico, não conseguimos avançar no desenvolvimento social”, defendeu Adriane. 

A expectativa é que o novo porto contribua para a redução de custos logísticos, ampliação das rotas de escoamento e atração de novos investimentos, beneficiando especialmente a Serra, o Planalto e o Litoral Norte.

O debate integrou a programação da 23ª Festa do Pescador e foi mediado pela jornalista Giane Guerra. Também participaram do painel o prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, o vice-presidente da Fiergs, Ubiratã Rezler, o presidente da MobiCaxias, Rodrigo Postiglione, o secretário de Meio Ambiente de Arroio do Sal, Adauri Cabral, o deputado estadual Issur Koch, o diretor de desenvolvimento de negócios da DTA Engenharia, Daniel Kohl, e o senador Luis Carlos Heinze.


Foto- Divulgação/Famurs

Com informações Famurs


Como você se sentiu com essa notícia?

11
Amei
0
Incrivel
0
Uau
1
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Surfistas aproveitam ondas formadas pelo ciclone extratropical no rio Tramandaí

As ondas, conhecidas por pororoca, são raras no rio Tramandaí e só acontecem quando o mar apresenta ondulações muito grandes.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO