Famurs participa de debate sobre a construção do Porto Meridional em Arroio do Sal
◔ 03/08/2025 21h48min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Porto Meridional #porto de Arroio do Sal #Adriane Perin #Famurs #Festa do Pescador #Forum Impactos do Porto Meridional
A presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin, participou, na sexta-feira 1º de agosto, do Fórum Impactos do Porto Meridional, realizado no Parque de Eventos de Arroio do Sal. O encontro reuniu idealizadores da iniciativa, lideranças do setor público e privado para debater os efeitos da implantação do novo terminal portuário na economia e na logística do Rio Grande do Sul.
Com investimento estimado em R$ 6 bilhões, o Porto Meridional será instalado no município sob o regime de Terminal de Uso Privado (TUP), sem aporte de recursos públicos. O projeto prevê a geração de até três mil empregos diretos nas fases de construção e operação, além de mais de cinco mil empregos indiretos em toda a cadeia produtiva envolvida.
Representando os prefeitos gaúchos, Adriane Perin destacou a relevância do projeto para o desenvolvimento do Estado e a necessidade de garantir que os municípios estejam inseridos nas discussões sobre os impactos e as oportunidades que se abrem com o novo terminal.
“O Porto Meridional representa, antes de tudo, a concretização de um potencial que há muito tempo sabemos que o Rio Grande do Sul possui. É um projeto com capacidade de viabilizar negócios, encurtar distâncias e fortalecer a competitividade dos nossos municípios. Que sejamos aqueles que acreditam, que trabalham e que se mobilizam para fazer o progresso acontecer. Porque sem desenvolvimento econômico, não conseguimos avançar no desenvolvimento social”, defendeu Adriane.
A expectativa é que o novo porto contribua para a redução de custos logísticos, ampliação das rotas de escoamento e atração de novos investimentos, beneficiando especialmente a Serra, o Planalto e o Litoral Norte.
O debate integrou a programação da 23ª Festa do Pescador e foi mediado pela jornalista Giane Guerra. Também participaram do painel o prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, o vice-presidente da Fiergs, Ubiratã Rezler, o presidente da MobiCaxias, Rodrigo Postiglione, o secretário de Meio Ambiente de Arroio do Sal, Adauri Cabral, o deputado estadual Issur Koch, o diretor de desenvolvimento de negócios da DTA Engenharia, Daniel Kohl, e o senador Luis Carlos Heinze.
Foto- Divulgação/Famurs
Com informações Famurs