AGORA!

Segunda, 04 de agosto de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Edição de inverno da Feira da Biodiversidade e EcoSol de Maquiné movimenta Quilombo Morro Alto

Edição de inverno da Feira da Biodiversidade e EcoSol de Maquiné movimenta Quilombo Morro Alto

◔ 04/08/2025 15h00min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Feira da Biodiversidade Maquiné #Maquiné #Anaiara Ventura #Quilombo Morro Alto #Associação Rosa Osório Marques #mestre Oliveira Silveira #Coletivo Autônomo dos Feirantes

A Feira da Biodiversidade e EcoSol (Economia Solidária) de Maquiné chega em sua edição de inverno no sábado, 9 de agosto de 2025, para um encontro comunitário repleto de cultura, agroecologia e protagonismo local. Das 9h às 17h, na Associação Rosa Osório Marques – Quilombo Morro Alto (BR-101, distrito de Morro Alto), a entrada é franca e o convite é aberto: venha com sua ecobag e cadeira aproveitar um dia inteiro de trocas e vivências. 

Organizada coletivamente por cerca de 30 pessoas do Coletivo Autônomo dos Feirantes, a Feira vai além da venda de alimentos agroecológicos, bebidas artesanais, mudas e sementes, artesanato ancestral Guarani, biocosméticos, fitoterápicos, livros, caricaturas, sebo, artesanato e brechó. É onde também acontecem apresentações culturais, espaço para crianças e rodas de conversa, promovendo a integração entre pequenos empreendimentos, famílias produtoras rurais, comunidades tradicionais e o público visitante. 

No palco dessa edição, estão confirmados diversos shows, como o Grupo Desagravo, com o espetáculo poético-musical “Pêlo Escuro – poemas afro-gaúchos” do mestre Oliveira Silveira. A Feira vem consolidando práticas baseadas na cooperação, na sustentabilidade e na valorização territorial. Alguns de seus resultados estão na geração de renda e no protagonismo social: na última edição, foram mais de R$ 14 mil em faturamento bruto com participação de 53 feirantes de oito municípios, bem como de quatro organizações da sociedade civil. 

Para Valéria Bastos, educadora alimentar e integrante do coletivo: “Essa feira é uma semente que caiu em solo fértil. Mesmo que seja desafiador, em Maquiné a agroecologia, a arte e a economia solidária florescem… estamos cultivando alimento, cultura e autonomia.” E as palavras de Maria Leci de Castro, 78 anos, feirante e produtora local: “Vim passear na Barra do Ouro em 2018 e acabei não indo embora mais... Na feira, vendo doces, pães, ovos, mudas e brechó com carinho. É um lugar acolhedor que me conquistou.” 

Com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Edital SEDAC nº 29/2024 – Culturas Populares, a iniciativa fortalece capacidades técnicas, infraestrutura e dinâmicas formativas dos agentes culturais e feirantes. Hoje, a Feira é referência regional de economia solidária e criativa, inovação social e cultura popular, evidenciando como modelos autogestionados podem equilibrar impacto social, cultural e ambiental de forma sustentável.

 SERVIÇO 

O quê: Feira da Biodiversidade e EcoSol – edição de inverno 

Quando: Sábado, 9 de agosto de 2025, das 9h às 17h Onde: Associação Rosa Osório Marques – Quilombo Morro Alto (BR-101, distrito de Morro Alto, Maquiné/RS) 

Entrada: gratuita Dica: leve sua ecobag e cadeira 

Mais informações: WhatsApp (51) 99395-0333 (Anaiara Ventura)


Foto-Mirela Rabaioli

Com colaboração Anaiara Ventura


Como você se sentiu com essa notícia?

7
Amei
0
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Surfistas aproveitam ondas formadas pelo ciclone extratropical no rio Tramandaí

As ondas, conhecidas por pororoca, são raras no rio Tramandaí e só acontecem quando o mar apresenta ondulações muito grandes.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO