Prefeitura de Tramandaí apresenta novo sistema do ITBI
◔ 05/08/2025 18h00min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #ITBI #Tramandaí #Andrew Carvalho Pinto #novo sistema de ITBI em Tramandaí #Juarez Marques da Silva #Thiago Kury #AICITI
Foi apresentado na tarde desta terça-feira, 5 de agosto, no auditório da prefeitura de Tramandaí, o novo sistema do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) aos corretores de imóveis do município.
O novo sistema foi desenvolvido com base em uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, que garante ao contribuinte o direito de declarar o valor do imóvel como base para o cálculo do imposto, salvo casos específicos. Com isso, haverá emissão automática das guias de ITBI, trazendo mais agilidade e segurança para os negócios
“Um avanço importante que vai facilitar a vida de quem compra, vende e atua no setor imobiliário.“ Disse o secretário da Fazenda, Andrew Carvalho Pinto que destacou ainda o momento especial que Tramandaí vive com o lançamento do Programa Transformar e o papel fundamental da AICITI em todo esse processo de modernização.
Estiveram presentes no encontro o prefeito de Tramandaí, Juarez Marques da Silva, o vice-prefeito Claudiomir da Silva Pedro, o secretário da Fazenda Andrew Carvalho, o presidente da Associação das Imobiliárias e Corretores de Imóveis de Tramandaí e Imbé Thiago Kury e representantes da empresa Libre, responsável pelo sistema.
O Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis, também conhecido só como ITBI, é um tributo municipal que precisa ser pago sempre que ocorre uma compra ou transferência de imóveis. Quem deve pagar esse imposto para a prefeitura da sua cidade é o comprador do imóvel. O ITBI é calculado em porcentagem, mas como quem recebe esse valor é a prefeitura, o valor varia de cidade para cidade. Em Tramandaí o percentual é de 2%.
Em março de 2025, a prefeitura publicou o decreto com os critérios de arbitramento da base de cálculo do ITBI estabelecendo os procedimentos administrativos relativos ao lançamento do tributo. Confira o decreto CLICANDO AQUI
Em 2025, a receita prevista com o ITBI em Tramandaí é de R$ 18.220.000,00, sendo que até junho o município já havia arrecadado R$ 9.200.809,73, segundo dados do Tribunal de Contas do Estado.
Fotos- Divulgação
Com informações da Prefeitura de Tramandaí
Galeria de Fotos



