AGORA!

Quarta, 06 de agosto de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Baleia jubarte é encontrada morta em Arroio do Sal

Baleia jubarte é encontrada morta em Arroio do Sal

◔ 05/08/2025 20h14min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #baleia jubarte em Arroio do Sal #baleia jubarte encalhada no RS #encalhe baleia Artroio do Sal #Ceclimar #Derek Blaese

Uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrada encalhada na manhã desta terça-feira, 5 de agosto no Balneário São Jorge, em Arroio do Sal. A baleia, um indivíduo jovem, já estava morta ao ser localizada.

O encalhe ocorreu na altura da Avenida Gramado, mobilizando rapidamente bombeiros, policiais militares e a comunidade local. A preocupação inicial era com a corda de rede que, segundo relatos, estava presa à cauda do animal, sugerindo que isso poderia estar dificultando seu movimento e colocando sua vida em risco. Contudo, ao chegarem ao local, pesquisadores do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar/UFRGS) confirmaram que a baleia já estava sem vida.

O médico veterinário Derek Blaese, especialista em animais marinhos do Ceclimar, esteve no local para avaliar a situação. Ele informou que se tratava de uma jubarte jovem, com aproximadamente um ano de vida e cerca de 7,80 metros de comprimento. Blaese também mencionou que, embora houvesse relatos de cabos enrolados na cauda, estes já haviam sido cortados quando ele chegou. A condição corporal do animal era bastante debilitada.

 O encalhe de baleias jubarte no litoral do Rio Grande do Sul não é um evento isolado. A região é rota migratória para diversas espécies de cetáceos, e encalhes, tanto de animais vivos quanto mortos, são registrados com certa frequência. As causas são variadas e podem incluir doenças, colisões com embarcações, emaranhamento em redes de pesca (como possivelmente ocorreu neste caso), ou até mesmo desorientação.

Órgãos ambientais e centros de pesquisa, como o Ceclimar e o ICMBio, atuam no monitoramento e resgate desses animais, além de realizarem estudos para entender melhor os fatores que levam a esses incidentes e desenvolver estratégias de conservação.


Fotos- Reprodução/Marcos Vargas Rádio Tupancy

Com informações Rádio Tupancy


Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

8
Amei
1
Incrivel
0
Uau
5
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Surfistas aproveitam ondas formadas pelo ciclone extratropical no rio Tramandaí

As ondas, conhecidas por pororoca, são raras no rio Tramandaí e só acontecem quando o mar apresenta ondulações muito grandes.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO