Furto de 1,8 km de cabos afeta fornecimento de energia de milhares de clientes em Tramandaí
◔ 13/08/2025 19h18min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #CEEE Equatorial #furto de fios de energia #Tramandaí #furto de cabos #falta de energia
O furto de aproximadamente 1,8 km de cabos da rede elétrica interrompeu o fornecimento de energia de quase quatro mil clientes na madrugada de quarta-feira (13), em Tramandaí, litoral Norte do Rio Grande do Sul.
O Centro de Operações Integrado realizou manobras de carga para o restabelecimento de energia da maior parte dos clientes. No entanto, equipes trabalham desde a madrugada para restabelecer o fornecimento de 1,5 mil clientes que ainda não tiveram a luz restabelecida.
Tramandaí é a terceira cidade mais afetada pelo furto sistemático de cabos da rede. Porto Alegre, Rio Grande e Capão da Canoa são outros municípios que também estão entre os mais afetados.
A distribuidora tem trabalhado em conjunto com a polícia, registrando ocorrências e fornecendo informações sobre a venda ilegal de cabos de cobre no comércio, para combater também o crime de receptação.
Entre janeiro e agosto de 2025, foram realizadas 53 operações contra a receptação de materiais furtados da CEEE Equatorial, que resultaram na prisão de 37 pessoas.
Os dados levantados pela equipe de Segurança Patrimonial da CEEE Equatorial apontam que, nos seis primeiros meses de 2025, foram identificados 3.412 casos de furto de equipamentos da rede elétrica. Situações como essas afetam o fornecimento a clientes e comércios e colocam em risco o funcionamento de serviços essenciais, como segurança, saúde e saneamento básico.
Denuncie
O furto de cabos causa prejuízos e coloca vidas em risco. Caso perceba alguma movimentação suspeita, acione a polícia por meio do 190 ou denuncie pela Central de Atendimento 0800 721 2333.
Foto- Divulgação
Com informações Ceee Equatorial