AGORA!

Terça, 30 de setembro de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Em Imbé, AL promove audiência pública sobre acesso e qualidade na Educação Infantil na próxima sexta-feira

Em Imbé, AL promove audiência pública sobre acesso e qualidade na Educação Infantil na próxima sexta-feira

◔ 21/08/2025 21h08min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Patricia Alba #ciclo de debates Educação Agora #Comissão de Educação da Assembleia Legislativa #Clélia Cunha de Morais #Imbé #Jardelino Peroni

Na sexta-feira, 22 de agosto, a Comissão de Educação da AL RS realiza a audiência pública “Acesso e qualidade da Educação Infantil”, em Imbé. A atividade será a partir das 9h, na EMEF Clélia Cunha de Morais (Avenida Brasil, 1060, Balneário Presidente), em Imbé. A iniciativa faz parte do Ciclo de Debates Educação Agora, proposto pela presidente do colegiado, deputada Patrícia Alba (MDB).

Serão palestrantes o auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Leo Arno Richter, assessor de projetos nacionais da Associação dos membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); a professora Carolina Gobbato, da Universidade Estadual do RS - Campus Osório; e a secretária municipal de Imbé, Ruth Ruschel. Haverá ainda uma apresentação de alunos da EMEI Jardelino Peroni.

“O papel da Educação Infantil na formação das crianças é crucial. Este período consiste na primeira etapa do ensino, representando a base para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos pequenos. Nessa etapa as crianças vivenciam um mundo de descobertas e curiosidades, que vão refletir nos processos de aprendizagem. Garantir um acesso qualificado, com políticas efetivas e eficientes, e ter metas factíveis e realistas para que a Educação Infantil chegue a ainda mais pessoas”, destaca a deputada Patrícia Alba.

O objetivo dos encontros é trazer à pauta temas referentes ao ensino e contribuir com a atualização do Plano Estadual de Educação, cujos debates e a votação estão programados para 2026. Além disso, as contribuições serão encaminhadas à comissão que trabalha no novo Plano Nacional de Educação na Câmara dos Deputados, que deve ser votado neste ano.

Cenário da Educação Infantil

O Rio Grande do Sul ampliou significativamente o número de vagas na Educação Infantil na última década, mas ainda está longe de atingir as metas do Plano Nacional de Educação 2014 - 2024, que está vigente no País. De acordo com o texto, a meta era universalizar o acesso à pré-escola para crianças de quatro a cinco anos e ampliar a oferta em creches para atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos até o final da vigência deste PNE.

Contudo, o Painel de Monitoramento do PNE, divulgado pelo Inep, indica que 91% das crianças de quatro a cinco anos estão matriculadas na pré-escola no RS. No Brasil, o índice é levemente superior: 93%. Na creche, 41% das crianças gaúchas de até três anos de idade estão matriculadas no RS – percentual superior à média nacional, de 37,3%. Ainda assim, o desempenho está abaixo da meta de 50% do PNE.

Conforme o Censo Escolar, 67,4% das matrículas na Educação Infantil do RS são em escolas da rede municipal, 32,4% em escolas privadas e 0,2% na rede estadual. Além de ampliar o acesso das crianças à Educação Infantil, outros desafios que se impõem são garantir qualidade na estrutura física, dos materiais pedagógicos e da formação adequada aos professores. Já em relação aos municípios que contam com rede conveniada, é preciso reforçar o monitoramento e a fiscalização da oferta das instituições parceiras, garantindo serviços adequados.


Fotos- Divulgação

Com informações AL


Como você se sentiu com essa notícia?

8
Amei
1
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Caminhando sobre o Rio Tramandaí

O assoreamento aparece quando dos ventos de Nordeste

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO