AGORA!

Terça, 30 de setembro de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Legislativo de Capão da Canoa aprova projeto que denomina logradouro em homenagem à Dona Zezé

Legislativo de Capão da Canoa aprova projeto que denomina logradouro em homenagem à Dona Zezé

◔ 21/08/2025 17h55min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Homenagem dona Zezé #Capão da Canoa #Ronaldo Tita #Praça Dona Zezé #Nuna Pereira

Câmara de Vereadores de Capão da Canoa aprovou projeto de lei que denomina como Praça Dona Zezé o logradouro público localizado entre as ruas São Vitor e Edyr Dalpiaz, esquina com a Rua Gaspar Grizza.

O projeto é de autoria do vereador Ronaldo Tita (PSDB), em parceria com a vereadora Nuna Pereira (Podemos), que uniram esforços para garantir que o nome e a história desta grande mulher fiquem registrados para sempre na memória da cidade

A iniciativa busca homenagear in memoriam Maria José Matos da Silva, a Dona Zezé, que se tornou referência de solidariedade, liderança popular e dedicação ao próximo em Capão da Canoa.

Nascida em 29 de outubro de 1945, Dona Zezé enfrentou muitas dificuldades ao longo da vida. Viúva aos 41 anos e mãe de quatro filhos, conheceu de perto a dor da luta diária pela sobrevivência, mas jamais deixou que a adversidades apagassem sua força e sua fé. Pelo contrário, transformou suas experiências em motivação para ajudar aqueles que mais precisavam.

Entre suas inúmeras contribuições, destaca-se a mobilização comunitária que resultou no abaixo-assinado para criação do Posto de Saúde 24 Horas e também a organização da limpeza do Arroio da Pescaria, espaço histórico para o município, onde uma figueira foi plantada em sua homenagem. 

Mas o marco mais conhecido de sua trajetória foi a criação do Forno Comunitário, em 6 de agosto de 1997, nos fundos de sua própria residência. Com o apoio da população local, Dona Zezé coordenava semanalmente a produção de mais de mil pães, que eram distribuídos gratuitamente a mais de 150 famílias cadastradas. O gesto simples, mas poderoso, alimentou não apenas o corpo, mas também a esperança e a dignidade de inúmeras famílias.

O vereador Ronaldo Tita e a vereadora Nuna Pereira ressaltaram que a homenagem é mais do que justa e representa o sentimento coletivo da comunidade. Segundo eles, a denominação da praça é um ato de gratidão da cidade a uma mulher que dedicou sua vida inteira ao bem comum, transformando dor em força e dificuldades em solidariedade.

Conforme o texto do projeto, a secretaria municipal competente adotará as providências necessárias para a confecção e instalação de placa de identificação com o nome “Praça Dona Zezé”, em local visível e de fácil acesso à população. O projeto aguarda sanção do prefeito Valdomiro Novaski.

Confira a história da Dona Zezé numa produção do canal Porque Capão



Foto- Divulgação

Com informações Jornal Matéria de Capa


Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

8
Amei
1
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Caminhando sobre o Rio Tramandaí

O assoreamento aparece quando dos ventos de Nordeste

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO