Professores e egressos da Biologia Marinha do CECLIMAR/UFRGS publicam livro inédito sobre a poluição marinha por plástico
◔ 25/08/2025 17h48min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Ceclimar #livro #Mar de Plástico #um panorama da ciência sobre o lixo no mar #Editora Interciência #Gerson Fernandino #Fabio Lameiro
O livro “Mar de Plástico: um panorama da ciência sobre o lixo no mar” acaba de ser lançado pela editora Interciência e foi organizado pelo prof. Gerson Fernandino (CECLIMAR/UFRGS) e pelas pesquisadoras dr.ª Vanessa Agostini (Regenera Moléculas do Mar, egressa da Biomar) e dr.ª Carla Elliff (USP). Outros dois professores do Centro figuram como autores, são eles o prof. Fábio Lameiro e o prof. Ng Haig They. Além deles, o prof. Matias do Nascimento Ritter atuou como coordenador de revisão, garantindo que cada capítulo fosse criteriosamente revisado por outros cientistas que trabalham com o tema.
A obra reúne mais de 50 autores e autoras de norte a sul do Brasil, e está organizada em 15 capítulos que abordam os mais diferentes temas relacionados à problemática do lixo no mar. Dada à sua complexidade, o livro introduz, discute e se aprofunda em assuntos como a origem do plástico, a sua composição química e a sua relação com materiais geológicos, os impactos que causam nos organismos e nos ecossistemas, as metodologias mais empregadas para sua análise e estudo, bem como tópicos relacionados à educação ambiental e políticas públicas.
Os organizadores consideram que o livro é uma importante contribuição para atividades de ensino, pesquisa e extensão, pois supre uma lacuna na literatura técnica e acadêmica sobre lixo no mar no país que, como enfatizado pelo autor do prefácio, o pesquisador colombiano dr. Camilo Botero, poderá ser utilizado não só por pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação brasileiros, mas também por nativos dos demais países lusófonos.
Quem quiser conhecer mais sobre a obra, o Sumário pode ser acessado através deste link. O livro pode ser adquirido diretamente no site da Editora Interciência CLICANDO AQUI.
Foto- Reprodução
Com informações Ceclimar