Corede Litoral realiza Assembleia Regional da Consulta Popular 2025-2026 nesta sexta-feira em Osório
◔ 26/08/2025 17h14min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Consulta Popular 2025 #Osório #assembleia regional consulta popular #Carlos Eduardo Martinez #local da assembleia ca consulta popular #corede litoral
O Corede Litoral (Conselho Regional de Desenvolvimento) realiza nesta sexta-feira, 29 de agosto, mais uma Assembleia Regional relativa a Consulta Popular 2025-2026. A assembleia acontece a partir das 9h30 no Auditório Felipe Tiago Gomes da Unicnec, em Osório, localizado na rua 24 de Maio, 141, Centro.
Conforme o presidente do Corede Litoral, Carlos Eduardo Martinez, durante a assembleia as propostas populares deferidas são organizadas em um Caderno de Demandas Elegíveis por região, conforme estabelece o Regimento Interno da Consulta Popular. Esse material servirá de base para a continuidade das discussões em nova assembleia, que acontecerá em setembro.
Segundo o regimento, este encontro têm o papel de refinar as prioridades regionais, promovendo uma escuta qualificada, com participação técnica e política, garantindo representatividade e legitimidade às demandas que irão compor a cédula de votação.
As Assembleias Regionais Ampliadas, que definirão as propostas que irão para a cédula de votação acontecem de 8 a 26 de setembro. A data desta assembleia no Corede Litoral ainda não está definida. E a votação popular será de 6 a 10 de outubro, sendo a apuração e homologação até 17 de outubro.
No litoral Norte, o Caderno de Demandas Elegíveis é composto por 42 propostas. Entre as propostas estão agroindústria de pescado em Xangri-Lá, casa de cultura em Cidreira, casa lar para mulheres e crianças vítimas de violência em Imbé, centro de convivência para idosos em Capão da Canoa, construção de açudes, poços e cisternas em Osório, praça temática com réplicas de moinhos, rodas dágua e fornos em Itati, construção de pista de atletismo comunitária em Capivari do Sul, cursos de qualificação para Balneário Pinhal, passarela e mirante para observação de baleias em Imbé, obra na litorânea na Praia do Frade em Palmares do Sul, turismo de trilhas ecológicas e navegação de observação da natureza em Palmares do Sul, vacinação para Animais em vulnerabilidade social em Xangri-la são algumas das propostas apresentadas.
As 42 propostas vieram dos municípios de Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Imbé, Itati, Osório, Palmares do Sul, Terra de Areia, Torres, Tramandaí e Xangri-Lá.
A Consulta Popular 2025/2026 conta com um orçamento de R$ 60 milhões, que será destinado aos projetos escolhidos pela população nas votações regionais. Os recursos serão distribuídos entre os 28 COREDES, considerando critérios técnicos.
Dapraia News com informações Corede Litoral
Galeria de Fotos
