Porto Meridional de Arroio do Sal é objeto de visita de comitiva chilena no RS
◔ 28/08/2025 19h02min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Luciano Pinto da Silva #comitiva chileta trata do Porto Meridional #Gabriel Souza interesse do chile no porto de arroio do sal #Arroio do Sal #Porto de Arroio do Sal
O vice-governador Gabriel Souza recebeu, nesta quinta-feira (28/8), uma comitiva do Chile para tratar do Porto Meridional de Arroio do Sal e da Rota Bioceânica Sul (Rota 5) – um corredor logístico multimodal, que combina rodovias e hidrovias, conectando Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. O encontro contou com a participação do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Leandro Evaldt, e do prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto.
Durante a reunião, Gabriel falou sobre os processos que envolvem o Porto de Arroio do Sal, que segue em fase de elaboração de estudos para obtenção da Licença Ambiental Prévia.
“A discussão sobre um porto mais ao norte do Rio Grande do Sul é muito antiga e, agora, temos avanços significativos para viabilizar o Porto de Arroio do Sal. Além de gerar milhares de empregos, será fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou Gabriel. “A vinda da comitiva do Chile é muito importante para estreitarmos essas relações, já que há produtos gaúchos lá e eles possuem um comércio forte por aqui também.”
O empreendimento já possui autorização do Ministério de Portos e Aeroportos, da Marinha e da Secretaria do Patrimônio da União. O próximo passo é a assinatura do contrato de adesão como Terminal de Uso Privado (TUP) com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Com investimento estimado em R$ 6 bilhões, o terminal deve gerar cerca de 1,5 mil empregos diretos e quase 5 mil indiretos durante a construção.
O governo do Estado declarou, em maio, a utilidade pública das obras para fins de supressão de vegetação nativa, em decreto assinado pelo governador Eduardo Leite. A medida permite à empresa Porto Meridional Participações S.A. solicitar autorização ambiental, respeitando a Lei da Mata Atlântica, sem substituir o processo de licenciamento. O projeto ainda depende da análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) pelo Ibama.
A previsão é de que as obras comecem no primeiro quadrimestre de 2026 e a operação se inicie em 2028, com capacidade de movimentar até 53 milhões de toneladas por ano e receber navios de até 399 metros de comprimento. Para o Chile, o Porto Meridional de Arroio do Sal será uma importante rota para escoar produtos para o mercado asiático.
A comitiva chilena também esteve na Assembleia Legislativa onde ,na Comissão do Mercosul, foi recebida pelo presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional, deputado Issur Koch (PP) e, por fim, em reunião com a presidência da FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul).
"O Porto Meridional não compete com Rio Grande. Os exportadores que não utilizam o Porto de Rio Grande já utilizam outros terminais portuários, ou seja, já desistiram de despachar suas cargas pelo Estado e buscaram outras alternativas mais viáveis economicamente. São essas cargas que queremos recuperar", enfatizou Issur Koch.
O prefeito de Arroio do Sal também esteve presente ao encontro e sublinhou a relevância da obra para o desenvolvimento do município e para a abertura de novas frentes de crescimento econômico e social no Litoral Norte. "Essa não é uma obra de interesse de Arroio do Sal, mas do Brasil", pontuou
Na sexta-feira, a comitiva estará em Arroio do Sal onde será recepcionada com um almoço no CTG Rincão de Estância e, às 14h, haverá um encontro na nova Câmara Municipal de Vereadores, no bairro Quatro Lagos. O encontro será finalizado com um tour pelo município, incluindo visita ao pórtico de entrada, ao farol municipal, ao local destinado à construção do Porto Meridional e ao Parque Natural Municipal Tupancy.
Fotos- Divulgação
Dapraia News com informações do governo do Estrado, Prefeitura de Arroio do Sal
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