Bancos vermelhos são instalados em Cidreira e Tramandaí
◔ 31/08/2025 17h45min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #bancio vermelho #Rotary Tramandaí #Cidreira #instalação do banco vermelho em Cidreira #banco vermelho em Tramandaí #Adriana Alberche #Williams Campos Borges
Na manhã deste sábado, 30 de agosto, Cidreira deu um passo importante na luta contra a violência de gênero. Foi inaugurado, na Rua Torta, o primeiro Banco Vermelho do município, símbolo internacional de conscientização, memória e resistência contra o feminicídio e todas as formas de violência contra a mulher.
O ato contou com a presença do prefeito Beto do Litoral, da vice-prefeita professora Lena, do procurador-Geral do Município Carlos Martinez, da Dra. Carla Spencer, do secretário de Assistência Social, Cristian Martins, do secretário de Turismo e Desporto Fabio Santos, da presidente do COMDIM Mari Reis, da coordenadora do NUMEC, Larissa Perin, da Secretária da ACEC Angela Bortoli, da escrivã da Delegacia de Polícia de Cidreira Maria Rita, do presidente do Rotary Novo Amanhecer Cidreira dr. Rudy, do ex-presidente do Rotary Tramandaí Williams Campos Borges, da coordenadora da Mulher Advogada dra. Vanessa, da governadora Assistente do Rotary e representante do litoral no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Adriana Alberche, além de representantes de entidades e comunidade local.
Em seu discurso, a presidente do COMDIM, Mari Reis, emocionada, destacou: “Não é um momento de alegria, mas de luta. Esse espaço público se torna necessário para reafirmar que Cidreira está presente na luta e buscando, a cada dia, novas possibilidades de tornar a violência contra a mulher menos frequente em nosso município.”
O banco vermelho é um projeto de política pública para as mulheres que se tornou lei nacional como forma de conscientização contra a violência da mulher. O vermelho simboliza o sangue derramado pelas inúmeras mulheres vítimas do feminicídio e de outras violências.
Em 2024, uma articulação entre a Secretaria da Mulher de Tramandaí , na ocasião presidida por Adriana Alberche, o Rotary Club Tramandaí, então presidido pelo Williams Campos Borges) e pela ativista jurídica Dra. Carla Spencer deu início a fomentação deste projeto no litoral Norte.
Baseado nisso, na inauguração do Banco Vermelho em Cidreira os três foram homenageados pelo Rotary Club Cidreira Novo Amanhecer que é um dos parceiros em Cidreira.
E na sexta-feira, 29 de agosto, a OAB Tramandaí, através da Comissão da Mulher Advogada, em colaboração com a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Tramandaí, instalou um banco vermelho em frente a sua sede na Rua Vergueiros 173.
Com isto, amplia-se a instalação de bancos vermelhos no litoral Norte que agora existem em Cidreira, Tramandaí, Arroio do Sal, Torres e Osório.
Fotos-m Divulgação
Com informações Prefeitura de Cidreira/Totary Tramandaí/OAB Tramandaí
Galeria de Fotos



