Artesãos do litoral Norte participam da 48ª Expointer
◔ 01/09/2025 19h43min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #artesão do litoral Norte na Expointer #artesão de Tramandaí na Expointer #artesanato do litoral Norte #artesanato de Arroio do Sal
Aberto oficialmente na tarde desta segunda-feira (1/9), o Pavilhão do Artesanato contabilizou 6.739 peças comercializadas, que somaram R$ 525.433 em vendas no primeiro final de semana da Expointer. O número representa um aumento de 44,5% em comparação ao mesmo período de 2024.
O Pavilhão sedia a 42ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), que ocorre simultaneamente à Expointer, até 7 de setembro de 2025, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Promovida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), a feira está aberta para visitação das 8h às 20h.
Ao todo, 189 artesãos de 56 municípios gaúchos expõem e comercializam seus produtos em 124 estandes na Expoargs. A maior feira de artesanato gaúcho reúne ampla variedade de técnicas, como: cutelaria, tecelagem, patchwork, macramê, modelagem em couro, entalhe em madeira, típico regional, tapeçaria e pintura.
Do litoral Norte, participam artesão de Arroio do Sal, Capão da Canoa, Imbé, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Tramandaí e Xangri-Lá.
Os expositores foram selecionados por uma Comissão de Avaliação e Triagem, de acordo com os seguintes critérios:
aplicação da técnica e qualidade do produto final;
estética (equilíbrio e harmonia na criação das peças);
produto associado à cultura local (possuir atributos/características culturais ou iconografia do Estado);
destaque técnico (artesãos apresentam trabalho diferenciado, em termos de criatividade, inovação, qualidade e domínio do processo produtivo, dentro da sua matéria-prima/técnica);
ineditismo e diversidade (produtos, técnicas ou matérias-primas com referência cultural, únicas ou pouco frequentes no conjunto de artesãos inscritos para a oportunidade).
PGA
Desenvolvido pela FGTAS, o Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização.
Foto- Divulgação
Com informações governo do Estado