AGORA!

Terça, 30 de setembro de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Artesãos do litoral Norte participam da 48ª Expointer

Artesãos do litoral Norte participam da 48ª Expointer

◔ 01/09/2025 19h43min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #artesão do litoral Norte na Expointer #artesão de Tramandaí na Expointer #artesanato do litoral Norte #artesanato de Arroio do Sal

Aberto oficialmente na tarde desta segunda-feira (1/9), o Pavilhão do Artesanato contabilizou 6.739 peças comercializadas, que somaram R$ 525.433 em vendas no primeiro final de semana da Expointer. O número representa um aumento de 44,5% em comparação ao mesmo período de 2024. 

O Pavilhão sedia a 42ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), que ocorre simultaneamente à Expointer, até 7 de setembro de 2025, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Promovida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), a feira está aberta para visitação das 8h às 20h. 

Ao todo, 189 artesãos de 56 municípios gaúchos expõem e comercializam seus produtos em 124 estandes na Expoargs. A maior feira de artesanato gaúcho reúne ampla variedade de técnicas, como: cutelaria, tecelagem, patchwork, macramê, modelagem em couro, entalhe em madeira, típico regional, tapeçaria e pintura. 

Do litoral Norte, participam artesão de Arroio do Sal, Capão da Canoa, Imbé, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Tramandaí e Xangri-Lá.

Os expositores foram selecionados por uma Comissão de Avaliação e Triagem, de acordo com os seguintes critérios:

aplicação da técnica e qualidade do produto final;

estética (equilíbrio e harmonia na criação das peças);

produto associado à cultura local (possuir atributos/características culturais ou iconografia do Estado);

destaque técnico (artesãos apresentam trabalho diferenciado, em termos de criatividade, inovação, qualidade e domínio do processo produtivo, dentro da sua matéria-prima/técnica);

ineditismo e diversidade (produtos, técnicas ou matérias-primas com referência cultural, únicas ou pouco frequentes no conjunto de artesãos inscritos para a oportunidade). 

PGA

Desenvolvido pela FGTAS, o Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização.



Foto- Divulgação

Com informações governo do Estado

Como você se sentiu com essa notícia?

7
Amei
0
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Caminhando sobre o Rio Tramandaí

O assoreamento aparece quando dos ventos de Nordeste

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO