Aeroporto de Torres recebe aeronave da FAB para homologação de equipamento de segurança para operações aéreas
◔ 02/09/2025 19h00min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Aeroporto de Torres #PAPI #FAB #homologação PAPI em Torres
Na manhã desta terça-feira, 2 de setembro, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou ao Aeroporto Regional de Torres para realizar a homologação do sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI). O trabalho foi conduzido pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), vinculado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
O PAPI é um equipamento fundamental para a segurança das operações aéreas, pois auxilia os pilotos na fase de aproximação e pouso, garantindo o alinhamento correto com a pista. A homologação é necessária para validar o funcionamento do sistema antes de sua utilização regular.
O equipamento foi instalado em 2024 em ambas as cabeceiras da pista. Na ocasião, também foi feito o largamento da pista de taxiamento, que passou de 16 para 25 metros de largura, permitindo a operação de aeronaves da categoria 3C. Essa mudança é crucial para aumentar a eficiência nas manobras das aeronaves e, consequentemente, proporcionar um ambiente mais seguro.
As aeronaves utilizadas nesta terça-feira pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo são verdadeiros laboratórios voadores, como os modelos Hawker 800 XP (IU-93-M) e Legacy 500 (IU-50). Elas contam com tecnologia avançada para avaliar instrumentos como VOR, DME, ILS e radares, além de validar procedimentos de voo em aeroportos de todo o país.
Com a homologação do PAPI em Torres, o aeroporto dá mais um passo para ampliar a segurança e a confiabilidade de suas operações, reforçando sua importância para a aviação regional. O Aeroporto de Torres está sob responsabilidade da Infraero.
Foto- Divulgação
Dapraia News com informações da Rádio Maristela/Aeroin