Sonho açoriano de Santo Antônio da Patrulha é reconhecido como patrimônio cultural do RS
◔ 04/09/2025 18h00min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #sionho de Santo Antônio da Patrulha #eduardo leite #sonho é patrimônio cultural do RS #Rodrigo Massulo #parada para sonho em santo antônio da patrulha
No caminho para o litoral Norte do estado, existe uma tradição muito gaúcha: a parada em Santo Antônio da Patrulha para tomar um café e comer um sonho. O alimento que faz parte de muitas viagens de férias foi reconhecido como patrimônio cultural do RS. Em uma celebração da identidade e da memória açoriana no Rio Grande do Sul, foi sancionado nesta quarta-feira (3/9), em ato de sanção coletivo com o governador Eduardo Leite, durante a 48ª Expointer.
A iguaria, típica da cidade de Santo Antônio da Patrulha, se destaca por seu aspecto oco, característica que a diferencia de outras versões do doce encontradas pelo Brasil. Mais do que um alimento, o sonho açoriano representa uma herança viva da colonização deste povo, presente na gastronomia, nas tradições e no modo de vida da região, que também é conhecida pela cachaça e a rapadura.
“Reconhecer o sonho de Santo Antônio da Patrulha como patrimônio cultural do nosso Estado é garantir a preservação de um elemento que guarda em si a tradição da cultura açoriana. É uma forma de valorizar o município e os imigrantes que formaram a região, fortalecendo a identidade regional e assegurando que essa tradição seja transmitida às futuras gerações”, disse Polo.
O sonho açoriano ser considerado um patrimônio cultural gaúcho reforça o papel da gastronomia como expressão da diversidade étnica e histórica do Estado. A medida também estimula ações de preservação, promoção turística e valorização dos produtores locais, cumprindo um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do RS que é gerar oportunidades de negócios para a região.
Foto- Divulgação
Com informações do governo do Estado