Prefeito de Torres participa da 11ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da Unesco no Chile
◔ 11/09/2025 17h42min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #11ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da Unesco no Chile
O prefeito de Torres e presidente do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, Delci Dimer, está em Temuco, no Chile, participando da 11ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO, que teve início nesta segunda-feira, 8 e segue até o dia 12 de setembro.
Junto com ele está a coordenadora de Desenvolvimento Econômico do Geoparque e secretária da Rede de Geoparques da América Latina e do Caribe (RedGeoLAC), Edinéia Pallu.
A Conferência é o principal evento da Rede Mundial de Geoparques (Global Geoparks Network – GGN) e acontece pela primeira vez na América do Sul, reunindo mais de 500 especialistas de 50 países no Geoparque Kütralkura. O evento se destaca por conectar ciência, educação e sustentabilidade, fortalecendo a troca de experiências entre os participantes.
No primeiro dia da Conferência, eles participaram da reunião da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe (GeoLAC) e também marcaram presença no estande da Rede Brasileira de Geoparques da Unesco, divulgando o trabalho e o potencial do geoparque para um público internacional.
A participação no evento permitiu também o reencontro com importantes lideranças da Rede Mundial que já estiveram em nosso Geoparque, como o presidente da GGN, Nikolas Zouros, o secretário-geral da GGN, Guy Martini, o membro do Conselho Executivo da GGN, Artur Sá, a coordenadora da RedGeoLac, Emmaline Rosado, e os avaliadores da recente missão de revalidação do Geoparque, Cristian Ciobanu e Daniela Rocha. Encontros importantes também com o presidente da Rede Brasileira de Geoparques, Eduardo Guimarães, com o Deputado Estadual de Santa Catarina, Tiago Zilli, e com o diretor da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Álvaro Machado.
Organizada a cada dois anos, a Conferência Internacional sobre Geoparques Mundiais da UNESCO reúne pessoas de todo o mundo para compartilhar as últimas descobertas e experiências em uma ampla variedade de tópicos. É o encontro mais importante para os gestores dos Geoparques Mundiais e membros da Rede Global de Geoparques se encontrarem e trocarem conhecimentos sobre a construção e operação de geoparques.
Conforme nota da Prefeitura de Torres, a conferência é uma plataforma essencial para o Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul (que integra as cidades gaúchas de Torres, Cambará do Sul, Mampituba e as catarinenses Praia Grande, Morro Grande, Timbé do Sul e Jacinto Machado) “se conectar com a comunidade global, aprimorar a gestão e as práticas de geoconservação e turismo sustentável, além de solidificar seu compromisso com a valorização do patrimônio geológico e cultural”.
Em 2023, o evento ocorreu em Marrakech e no M´Goun Unesco Global Geopark, em Marrocos – e na ocasião também contou com a presença do então prefeito de Torres, Carlos Souza (como representante de cidade integrante do Geoparque Cânions do Sul).
Comitiva do governo do Estado também está presente. Com três locais reconhecidos pela Unesco, o Rio Grande do Sul é o Estado brasileiro com o maior número de geoparques mundiais. Essas áreas apresentam limites claros que promovem a preservação de paisagens, cultura, biodiversidade e sítios arqueológicos, além de buscarem a promoção do desenvolvimento econômico sustentável das comunidades locais.
Em 2022, o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, situado nos municípios Cambará do Sul, Mampituba e Torres, e também no Estado de Santa Catarina, foi o primeiro a conquistar a nomeação internacional. Um ano depois, os territórios da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul alcançaram a conquista após grande mobilização da comunidade das regiões. O geoparque Raízes de Pedra, também na região Central do Estado, aspira ao reconhecimento da entidade internacional.
Fotos- Divulgação
Com informações Prefeitura de Torres e governo do Estado
Galeria de Fotos


