AGORA!

Terça, 30 de setembro de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Estudantes de Biologia Marinha do Ceclimar realizam embarque científico em Rio Grande

Estudantes de Biologia Marinha do Ceclimar realizam embarque científico em Rio Grande

◔ 12/09/2025 19h58min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #FURG #Ceclimar #estudantes de biologoia Marinha em Rio Grande #Ignácio Moreno #Fabio Lameiro #navio ciências do mar #laboratório de ensino flutuante

Entre os dias 1º e 5 de setembro de 2025, treze alunos do curso de Biologia Marinha da UFRGS/CECLIMAR participaram de um embarque científico em alto-mar. A atividade integra a disciplina Práticas e Técnicas em Embarques Científicos e proporcionou uma vivência prática muito rica para a formação do biólogo marinho. O grupo contou com a supervisão dos professores Fábio Lameiro, Elisabeth Cabral e Ignácio Moreno, responsáveis pelas atividades no navio.

Também contribuíram para a preparação da saída os professores Felipe Caron e Carla Menegola, que ministraram aulas teóricas antes do embarque.

A expedição ocorreu no navio Ciências do Mar I, embarcação de 32 metros de comprimento reconhecida como o Laboratório de Ensino Flutuante do Sul do Brasil. O navio, coordenado pela frota de navios da FURG e conduzido pelo capitão Onildo Leal Gaya, teve o suporte de sua tripulação composta por nove profissionais: imediato, enfermeiro, cozinheiro, chefe de máquinas, auxiliar de máquinas e quatro marinheiros.

A embarcação, construída pelo Ministério da Educação (MEC) e cedida à Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em 2017, percorre a costa sul brasileira com estudantes universitários de Oceanografia/Oceanologia, Biologia Marinha e Engenharia de Pesca, para aperfeiçoarem sua formação em Ciências do Mar. A ação é financiada pelo MEC, através do Comitê Executivo para a formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar, ligado ao Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM), da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM - Marinha do Brasil), com coordenação da FURG.

Durante os cinco dias de atividades, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver diferentes práticas de pesquisa, incluindo: coleta de dados meteorológicos, coleta e análise de água do mar em diferentes profundidades, coleta de amostra do fundo do mar com o pegador Van Veen, pesca com rede de arrasto (beam trawl), seguida da identificação e medição dos exemplares capturados, uso de redes para coleta de plâncton, observação e identificação de aves marinhas, cetáceos e pinípedes, além da organização e planilhamento dos dados obtidos ao longo do percurso.

No último dia da saída, o grupo também teve a possibilidade de visitar o Museu Oceanográfico Prof. Eliezer de Carvalho Rios e o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM), também pertencentes à FURG e localizados em Rio Grande, próximos do ponto do embarque.

Essa experiência proporcionou aos estudantes não apenas o contato direto com técnicas de pesquisa oceanográfica, mas também a vivência da rotina em um navio de pesquisa, marcada pela convivência com colegas, professores e tripulação. A parceria entre UFRGS e FURG reforça a importância da cooperação entre instituições para a formação de futuros biólogos marinhos e para o fortalecimento da pesquisa oceanográfica no Sul do Brasil.


Fotos- Divulgação

Com informações Ceclimar/UFRGS

Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

14
Amei
1
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Caminhando sobre o Rio Tramandaí

O assoreamento aparece quando dos ventos de Nordeste

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO