Estudantes de Biologia Marinha do Ceclimar realizam embarque científico em Rio Grande
◔ 12/09/2025 19h58min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #FURG #Ceclimar #estudantes de biologoia Marinha em Rio Grande #Ignácio Moreno #Fabio Lameiro #navio ciências do mar #laboratório de ensino flutuante
Entre os dias 1º e 5 de setembro de 2025, treze alunos do curso de Biologia Marinha da UFRGS/CECLIMAR participaram de um embarque científico em alto-mar. A atividade integra a disciplina Práticas e Técnicas em Embarques Científicos e proporcionou uma vivência prática muito rica para a formação do biólogo marinho. O grupo contou com a supervisão dos professores Fábio Lameiro, Elisabeth Cabral e Ignácio Moreno, responsáveis pelas atividades no navio.
Também contribuíram para a preparação da saída os professores Felipe Caron e Carla Menegola, que ministraram aulas teóricas antes do embarque.
A expedição ocorreu no navio Ciências do Mar I, embarcação de 32 metros de comprimento reconhecida como o Laboratório de Ensino Flutuante do Sul do Brasil. O navio, coordenado pela frota de navios da FURG e conduzido pelo capitão Onildo Leal Gaya, teve o suporte de sua tripulação composta por nove profissionais: imediato, enfermeiro, cozinheiro, chefe de máquinas, auxiliar de máquinas e quatro marinheiros.
A embarcação, construída pelo Ministério da Educação (MEC) e cedida à Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em 2017, percorre a costa sul brasileira com estudantes universitários de Oceanografia/Oceanologia, Biologia Marinha e Engenharia de Pesca, para aperfeiçoarem sua formação em Ciências do Mar. A ação é financiada pelo MEC, através do Comitê Executivo para a formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar, ligado ao Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM), da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM - Marinha do Brasil), com coordenação da FURG.
Durante os cinco dias de atividades, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver diferentes práticas de pesquisa, incluindo: coleta de dados meteorológicos, coleta e análise de água do mar em diferentes profundidades, coleta de amostra do fundo do mar com o pegador Van Veen, pesca com rede de arrasto (beam trawl), seguida da identificação e medição dos exemplares capturados, uso de redes para coleta de plâncton, observação e identificação de aves marinhas, cetáceos e pinípedes, além da organização e planilhamento dos dados obtidos ao longo do percurso.
No último dia da saída, o grupo também teve a possibilidade de visitar o Museu Oceanográfico Prof. Eliezer de Carvalho Rios e o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM), também pertencentes à FURG e localizados em Rio Grande, próximos do ponto do embarque.
Essa experiência proporcionou aos estudantes não apenas o contato direto com técnicas de pesquisa oceanográfica, mas também a vivência da rotina em um navio de pesquisa, marcada pela convivência com colegas, professores e tripulação. A parceria entre UFRGS e FURG reforça a importância da cooperação entre instituições para a formação de futuros biólogos marinhos e para o fortalecimento da pesquisa oceanográfica no Sul do Brasil.
Fotos- Divulgação
Com informações Ceclimar/UFRGS
Galeria de Fotos




