Leves e Discretas: peça de teatro que debate as raízes da cultura gaúcha chega a Maquiné
◔ 23/09/2025 13h43min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Leves e Discretas #Maquiné #teatro em Maquiné Dani Dalforno #palhaças #Ponto de Cultura Amó #teatro em Maquiné #Teatro Depois da Chuva #projetoLeves pelos Pampas
No mês da Revolução Farroupilha, entre os desfiles e a passagem da chama crioula, na próxima sexta-feira (26), Maquiné recebe o espetáculo “As Leves e Discretas”, de Passo Fundo. A peça do Norte gaúcho, que fala sobre a cultura do estado, está em circulação por todo o Rio Grande do Sul e chega à cidade às margens da Reserva Biológica da Serra Geral e do Rio Maquiné, no Ponto de Cultura Amó, a partir das19h30. A entrada é gratuita e conta com intérprete de Libras.
Estreado em 2023, o espetáculo “As Leves e Discretas”, do Teatro Depois da Chuva, apresenta o movimento tradicionalista pelos olhos de duas palhaças, Beberta e Tagarela, que têm o sonho de abrir o próprio CTG. Com humor, os 60 minutos de peça fazem a plateia rever o gauchismo por um olhar ignorado pela história: o olhar feminino.
Das vestes da prenda e do peão até as mais célebres letras do nativismo, as personagens questionam posições de poder, as incitações à violência e o apagamento de mulheres da história do Rio Grande do Sul que, até então, pareciam disfarçados de uma cultura secular.
Dani Dal’Forno, que interpreta a palhaça Beberta e é uma das idealizadoras da peça, fala sobre o surgimento do espetáculo. “‘As Leves e Discretas’ nasceu de uma inquietação e de um desejo profundo de refletir sobre a nossa cultura enquanto mulheres gaúchas, uma cultura que tanto nos orgulha, mas que nem sempre nos representa. Foi um mergulho intenso nas nossas raízes e, quanto mais nos aprofundávamos, mais percebíamos nossa invisibilidade”. Neste ano, o RS voltou a ter instituições voltadas à proteção de mulheres por conta da escalada da violência. Para Dani, foi nesse estado, como palhaças, que o processo da construção do espetáculo se revelou: atravessado pelo riso e pelo choro. Em maio deste ano, a peça iniciou a circulação por todo o estado.
A realização é fruto do edital PNAB, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e vai levar as palhaças Beberta e Tagarela por diferentes territórios. O projeto “Leves pelos Pampas” tem uma agenda que vai passar por 14 cidades.
Cronograma das apresentações
Em especial no mês de setembro, que celebra a tradição gaúcha, o espetáculo já passou por outras duas cidades além de Maquiné: Garibaldi e Ivoti. Depois, a peça segue caminho por Santa Cruz e Rio Grande.
Serviço
O quê: Peça As Leves e Discretas — Projeto Leves pelos Pampas
Onde: Maquiné — Ponto de Cultura Amó (Linha Cachoeira, 2100)
Quando: Sexta-feira, 26 de setembro, às 19h30
Classificação: 12 anos
Foto- Divulgação
Dapraia News