Em Tramandaí, Curso de Dicção e Oratória é oportunidade de aprimorar a comunicação
◔ 27/09/2025 09h56min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Paulinho Ricolí #curso de dicção e oratória #Fundação Ullisses Guimarães #Tramandaí
O curso de Dicção e Oratória é preparado e ministrado por Paulinho Rícoli. Comunicador, escritor, músico, palestrante e atual secretário de cultura de Tramandaí. Com vasta experiência na área da comunicação, coautor de publicações como: Dicção e Oratória – Comunicação de alto Impacto, e A comunicação no século XXI, publicados pela Fundação Ulysses Guimarães, faz também parte do corpo diretivo e integra o grupo de palestrantes do Instituto Inovação.
Iniciou ministrando palestras para formandos dos cursos do SENAC em 2000, depois das publicações, ministra cursos pelo Inovação no estado do Rio Grande do Sul, treina grupos, equipes da área política e faz treinamentos em empresas para públicos diversos.
Pela FUG, tem alunos em todo o país nos cursos de Dicção e Oratória e Política para a juventude.
O curso intensivo tem certificação reconhecida pelo MEC, e é direcionado a pessoas de todos o campos de trabalho.
A comunicação é o fator primordial no sucesso ou fracasso de um projeto. Seja ele uma palestra para mil pessoas, a apresentação de um TCC, a explanação em uma reunião de colegas, uma conversa em família ou entre duas pessoas apenas. A comunicação nunca é o que eu “pensei” e disse, mas sim, o que o outro entendeu. E esses fatores passam por inúmeros “detalhes” que são abordados no curso.
A comunicação assertiva: é a habilidade de expressar seus sentimentos e pensamentos de forma direta e respeitosa, sem ser agressivo nem passivo. É um total equilíbrio entre os seus direitos e opiniões e as dos outros. Deriva de asserção; aquilo que é verdadeiro.
A comunicação NÃO violenta (CNV): é a abordagem de uma comunicação empática. A resolução de conflitos de forma pacífica e compreensão mútua, focada em 4 pilares: observação, sentimentos, necessidades e pedidos.
A comunicação criativa: traduz-se na capacidade de transmitir mensagens de maneira envolvente e inovadora com estratégias diversas, não convencionais e na maioria das vezes de forma empírica. É a persuasão pelo encantamento.
A desinibição: práticas e métodos para diminuição da timidez, permitindo que as pessoas se expressem como mais espontaneidade e liberdade.
A retórica do discurso: originada da Grécia Antiga, tendo Aristóteles como um dos precursores, é a organização geral que envolve a seleção cuidadosa de diversos fatores embasados em 3 pilares fundamentais: Ethos que é a credibilidade, Pathos sendo o apelo emocional e Logos, que é lógica, para persuadir e convencer.
O curso é realizado no Hotel Mares do Sul, na rua Saydi Abrão com encontros às segundas-feiras.
Inscrições através do contato 51 51 9120-9923.
Dapraia News com colaboração de Paulinho Rícoli