Portos em Arroio do Sal: qualificação na mão de obra será fundamental, diz prefeito
◔ 28/09/2025 20h47min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #porto Arroio do Sal #Luciano Pinto da Silva #qualificação de mão de obra para o porto em Arroio do Sal #porto meridional
O prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto da Silva, publicou em suas redes sociais, neste domingo, 28 de setembro, algumas dicas de cursos e atividade inerentes ao sistema portuário. O prefeito salientou que com a possibilidade de construção de portos na cidade é importante a qualificação de mão-de-obra específica.
O prefeito relacionou alguns cursos e suas atividades na área portuária, entre elas:
Técnico em Logística - Planejamento e execução de transporte de cargas, armazenagem, controle de estoques, integração entre rodovia/ferrovia/porto.
Técnico em Portos - Operações de embarque e desembarque, movimentação de contêineres, apoio em atracação de navios.
Técnico em Transporte Aquaviário - Navegação costeira, manobras de pequenas embarcações, segurança aquaviária.
Técnico em Comércio Exterior - Desembaraço aduaneiro, emissão de documentos de importação/exportação, contato com armadores e despachantes.
Técnico em Segurança do Trabalho - Prevenção de acidentes em operações portuárias, fiscalização de EPIs, treinamentos de brigada de incêndio.
Técnico em Eletromecânica / Mecatrônica - Manutenção de guindastes, correias transportadoras, esteiras, portêineres e RTGs (equipamentos de contêineres).
Engenharia Portuária / Naval - Projeto de navios e estruturas, análise de atracação, dragagem e manutenção de canais.
Engenharia de Transportes e Logística - Planejamento estratégico da cadeia logística, integração intermodal, aumento da eficiência portuária.
Administração / Gestão Portuária - Gestão de terminais, administração de pátios e armazéns, organização de berços de atracação.
Direito (Marítimo e Aduaneiro) - Contratos de transporte, legislação alfandegária, regulação de comércio internacional, mediação de conflitos.
Ciências Náuticas - Formação de oficiais da marinha mercante, navegação de longo curso, comando de navios.
Engenharia Civil - Construção de cais, píeres, armazéns, estruturas de apoio, obras de expansão portuária.
“Como prefeito, dou um conselho a todos que pensam em buscar oportunidades futuras nos portos que serão construídos aqui no nosso município: acreditem no desenvolvimento e nas oportunidades que irão ocorrer e busquem se qualificar através de cursos técnicos ou de graduação nestas áreas. Aprendam também a falar línguas como inglês, espanhol e mandarim.” Disse Luciano Pinto.
Em publicação no jornal Zero Hora, neste fim de semana, há expectativa de que a licença ambiental para o Porto Meridional avance neste mês de outubro, segundo os integrantes do projeto. O início das obras deve acontecer em 2026.
Um segundo porto teve publicada a autorização pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e ainda está em fase inicial de projeto.
Foto- Claudio Neves/APPA
Da Praia News com informações redes sociais de Luciano Pinto da Silva