AGORA!

Sexta, 03 de outubro de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Legislativo de Capão da Canoa realiza audiência pública sobre deficiências no fornecimento de energia elétrica

Legislativo de Capão da Canoa realiza audiência pública sobre deficiências no fornecimento de energia elétrica

◔ 02/10/2025 22h27min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #audiência pública com CEEE Equatorial emk Capão da Canoa #Câmara de Capão da Canoa #Ceee Equatorial na Câmara de Capão da Canoa #Evelise Pilar Brum

A Câmara de Vereadores de Capão da Canoa realizou na tarde desta quinta-feira, 2 de outubro, audiência pública que tratou sobre problemas no fornecimento de energia elétrica na cidade.

Conforme o presidente do Legislativo, vereador Eduardo Sarmento, o objetivo do encontro foi construir soluções para que problemas sejam resolvidos.

Inicialmente foi dada voz a moradores de Capão da Canoa que expuseram inúmeras situações relacionadas ao serviço, entre elas demora no atendimento, infraestrutura deficiente com queda frequente de postes, oscilações na energia, longas interrupções no fornecimento, entre outras.

O morador da estrada da Laguna Osvaldo Barea disse a falta de luz é recorrente. “ No último domingo faltou luz e só retornou na terça-feira” disse.

Jucelino Nunes, morador do Posto 5 em Capão da Canoa, solicitou instalação de postes na região. Carlos Sodesquini, da Praia do Barco, relatou que durante um temporal dois postes sofreram avarias. “ O meu vizinho ficou 9 dias sem luz e fez 19 protocolos. Na minha casa não tem semana em que cai a fase e ficamos dois a três dias aguardando atendimento.” Falou.

A representante da CEEE Equatorial, Ivanise Pilar Brum apresentou os investimentos em Capão da Canoa que somam R$ 24 milhões em redes, manutenção de redes e outros. Também citou a construção de uma nova subestação em Imbé, no valor de R$ 39 milhões e que vai liberar a subestação Atlântida, que fornece energia para Capão da Canoa, melhorando a qualidade do serviço, sendo a previsão de operação em maio de 2026.

“ Quando a Equatorial adquiriu a CEEE havia um passivo de cerca de 10 anos sem investimentos do governo. Pegamos a concessão com 800 mil postes de madeira em toda a área de concessão e hoje estamos substituindo por concreto. Ainda temos 650 mil postes para trocar e isto vai levar bastante tempo.” Falou.

Os moradores foram orientados que quando houver faltas frequentes de energia, isto deve ser reportado e caso não atendido, informado aos órgãos reguladores. Sobre as faturas, foi informado que todo o procedimento de cobrança é regulado pela Aneel. Em relação a redes irregulares, foi informado que todo cidadão tem direito a energia elétrica, mas para isto existem algumas regras como escritura da residência e em caso de loteamentos, a responsabilidade é do loteador.

Sobre as oscilações de energia, o cliente deve fazer reclamação sobre o nível de tensão e pode ser pedido serviço de medição de 7 dias e caso a tensão não esteja dentro da regulação será feita obra.

Os vereadores também fizeram questionamentos à empresa e cobraram uma força tarefa para o litoral Norte no sentido de minimizar os impactos, principalmente da falta de energia e demora no restabelecimento. 

Pelos parlamentares também foi colocada a questão dos baixos índices de eficiência da Ceee Equatorial, sendo a companhia com o pior desempenho em ranking nacional.

Evelise Brum, ao finalizar, disse que o problema da Estrada da Laguna será encaminhado à direção. “Vamos dar atenção especial aquela localidade, pois somos sabedores das necessidades e não deixaremos as demais demandas esquecidas.” Falou.


Foto- Reprodução

Dapraia News

Como você se sentiu com essa notícia?

10
Amei
2
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Caminhando sobre o Rio Tramandaí

O assoreamento aparece quando dos ventos de Nordeste

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO