Dia da Natureza: Senac Tramandaí destaca a importância da conscientização ambiental e da formação de profissionais especializados
◔ 03/10/2025 06h39min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Senac Tramandaí #técnico em meio ambiente #curso Senac Tramandaí #Marília Teixeira Matuella #Dia da Natureza
No dia 4 de outubro, é celebrado no Brasil o Dia da Natureza. Mais do que uma data simbólica, a ocasião reforça a necessidade de refletir sobre hábitos de consumo, práticas sustentáveis e a relação com os recursos naturais.
Para a coordenadora e docente do curso Técnico em Meio Ambiente EAD do Senac Tramandaí, Marília Teixeira Matuella, a data é um convite e também um alerta para a sociedade repensar a relação com a Terra e assumir o compromisso de construir um futuro mais consciente e sustentável. “É um dia de valorização da biodiversidade, lembrando-nos da importância de proteger ecossistemas, animais e plantas que garantem o equilíbrio da vida no planeta”, afirma.
Segundo a especialista, esse tipo de celebração exerce um papel essencial na conscientização coletiva, mobilizando escolas, empresas, comunidades e instituições a realizarem ações educativas, debates e iniciativas práticas, como plantio de árvores ou mutirões de limpeza. “Dessa forma, o aprendizado vai além do discurso, envolvendo não apenas os profissionais da área, mas toda a comunidade, criando um compromisso real com a preservação ambiental”, explica.
Além de sensibilizar a sociedade, o Dia da Natureza evidencia a importância de profissionais preparados para enfrentar os desafios ambientais. Marília aponta que “as mudanças climáticas, o excesso de resíduos e a necessidade de conciliar desenvolvimento econômico com preservação exigem soluções práticas e inovadoras, e o profissional de Meio Ambiente é o responsável por identificar esses problemas e propor alternativas que equilibrem crescimento e sustentabilidade”.
Ela destaca que, dentro das empresas, esses profissionais contribuem para a adoção de práticas sustentáveis, como uso eficiente de energia, gestão de resíduos e desenvolvimento de processos mais conscientes. Já nas comunidades, o trabalho se traduz em projetos de educação ambiental, preservação de áreas verdes e engajamento social, aproximando as pessoas da causa.
Nesse contexto, ela descreve que o curso Técnico em Meio Ambiente do Senac EAD prepara o estudante para ser o responsável pelo levantamento e pela sistematização de dados, informações e documentos técnicos para subsidiar a realização de estudos socioambientais e contribuir no processo de elaboração de políticas ambientais, na implementação e no controle de programas de gerenciamento ambiental.
Com duração de 15 meses, a formação capacita o aluno para interpretar e aplicar leis ambientais, realizar levantamentos, análises e monitoramento da qualidade do ar, água e solo, organizar a redução, reuso e reciclagem de resíduos, fazer diagnósticos ambientais de impacto, acompanhar parâmetros ambientais, monitorar ecossistemas e sugerir medidas corretivas ou mitigadoras, entre outras funções.
Para saber mais sobre o curso, os interessados podem acessar o site do Senac Tramandaí ou entrar em contato pelo telefone (51) 3376-3040 ou WhatsApp (51) 99369-8598. As inscrições para a capacitação estão abertas até o dia 20 de outubro. A escola fica localizada na av. Rubem Berta, 1700, no bairro Centro.
Foto- Sandro Sauer
Com informações Senac