Tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e Festa Maçambique segue até domingo em Osório
◔ 03/10/2025 14h33min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Maçambique Osório #Festa de Nossa Senhora do Rosário em Osório #Rei Congo e Rainha Ginga #grupo Maçambique
A Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário iniciou nesta quinta-feira (02/10) e vai até domingo, dia 5 de outubro, juntamente com a programação cultural do grupo Maçambique. A abertura da programação religiosa foi marcada pelo levantamento do mastro, ao lado da catedral, com a presença dos maçambiques, o Rei Congo e a Rainha Ginga, o casal de festeiros, devotos e autoridades. Após, ocorreram as apresentações culturais no Salão Paroquial, com show de dança da Duda Ferrari e show baile com o grupo Amantes do Samba.
O casal de festeiros este ano é o Jackson e a Claudia Formoso. Já a missa festiva, será neste domingo (05/10) no dia 5, domingo, às 10h, seguida do almoço, às 12h, no Salão Paroquial. Todas as atrações são gratuitas. A atividade tem o apoio da prefeitura de Osório, por meio da Secretaria Municipal Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, com Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
A TRADIÇÃO MAÇAMBIQUE
O maçambique é uma das variações gaúchas das congadas, uma tradição presente em todo o território brasileiro que possui origens e influências nas festas de coroação de reis negros praticadas durante o período colonial, assim como breves influências portuguesas e, dependendo do local, também indígenas. Em Osório é praticada por negros devotos à Nossa Senhora do Rosário que, através de seus cantos, tambores e danças, pagam promessas por graças atendidas pela santa.
Para os quilombolas, dançar o maçambique é uma forma de retribuir à santa o cuidado que ela dedica a cada um de seus devotos. A origem africana do festejo revela-se nas personagens principais do maçambique: o rei Congo e a Rainha Ginga.
O Rei Congo e a Rainha Ginga são figuras históricas que, no século XVII, lideraram a resistência de Congo e de Angola, respectivamente, à presença portuguesa. Esses reis simbolizam, no imaginário popular, a reação angolana e congolesa a Portugal e à escravidão.
Confira a programação completa:
SEXTA-FEIRA - (03/10)
19h30min – Apresentação Grupo Maçambique de Osório
20h30min – Apresentação Invernada Mirim CTG Estância da Serra
21h – Show Baile com Grupo Pagode dos Reis
SÁBADO - (04/10)
18h – Apresentação Grupo Maçambique de Osório
20h – Apresentação Karol Rodrigues e Diego 7 Cordas
20h30min – Apresentação Grupo de Capoeira Guarda Negra - CCBC
21h – Show Baile com Jeito Baileiro
DOMINGO - (05/10)
12h – Apresentação Grupo Maçambique de Osório
14h30min – Apresentação Elevare - Dança Aérea
15h – Reunião Dançante com Jeito Natural
Texto e fotos: Ascom PMO
Galeria de Fotos


