AGORA!

Sexta, 03 de outubro de 2025




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e Festa Maçambique segue até domingo em Osório

Tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e Festa Maçambique segue até domingo em Osório

◔ 03/10/2025 14h33min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Maçambique Osório #Festa de Nossa Senhora do Rosário em Osório #Rei Congo e Rainha Ginga #grupo Maçambique

 A Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário iniciou nesta quinta-feira (02/10) e vai até domingo, dia 5 de outubro, juntamente com a programação cultural do grupo Maçambique. A abertura da programação religiosa foi marcada pelo levantamento do mastro, ao lado da catedral, com a presença dos maçambiques, o Rei Congo e a Rainha Ginga, o casal de festeiros, devotos e autoridades. Após, ocorreram as apresentações culturais no Salão Paroquial, com show de dança da Duda Ferrari e show baile com o grupo Amantes do Samba.

O casal de festeiros este ano é o Jackson e a Claudia Formoso. Já a missa festiva, será neste domingo (05/10) no dia 5, domingo, às 10h, seguida do almoço, às 12h, no Salão Paroquial. Todas as atrações são gratuitas. A atividade tem o apoio da prefeitura de Osório, por meio da Secretaria Municipal Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, com Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. 

A TRADIÇÃO MAÇAMBIQUE

O maçambique é uma das variações gaúchas das congadas, uma tradição presente em todo o território brasileiro que possui origens e influências nas festas de coroação de reis negros praticadas durante o período colonial, assim como breves influências portuguesas e, dependendo do local, também indígenas. Em Osório é praticada por negros devotos à Nossa Senhora do Rosário que, através de seus cantos, tambores e danças, pagam promessas por graças atendidas pela santa.

Para os quilombolas, dançar o maçambique é uma forma de retribuir à santa o cuidado que ela dedica a cada um de seus devotos. A origem africana do festejo revela-se nas personagens principais do maçambique: o rei Congo e a Rainha Ginga.

O Rei Congo e a Rainha Ginga são figuras históricas que, no século XVII, lideraram a resistência de Congo e de Angola, respectivamente, à presença portuguesa. Esses reis simbolizam, no imaginário popular, a reação angolana e congolesa a Portugal e à escravidão.


Confira a programação completa:


SEXTA-FEIRA - (03/10)

19h30min – Apresentação Grupo Maçambique de Osório

20h30min – Apresentação Invernada Mirim CTG Estância da Serra

21h – Show Baile com Grupo Pagode dos Reis


SÁBADO - (04/10)

18h – Apresentação Grupo Maçambique de Osório

20h – Apresentação Karol Rodrigues e Diego 7 Cordas

20h30min – Apresentação Grupo de Capoeira Guarda Negra - CCBC

21h – Show Baile com Jeito Baileiro


DOMINGO - (05/10)

12h – Apresentação Grupo Maçambique de Osório

14h30min – Apresentação Elevare - Dança Aérea

15h – Reunião Dançante com Jeito Natural


Texto e fotos: Ascom PMO


Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

4
Amei
0
Incrivel
0
Uau
0
Triste
0
Raiva

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
PODCASTS
TODOS OS PODCASTS
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Caminhando sobre o Rio Tramandaí

O assoreamento aparece quando dos ventos de Nordeste

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO