Desembocadura do Rio Tramandaí: O encontro das águas do mar e do rio
◔ 21/08/2022 22h06min ‣ Categoria: Lugares do Litoral ‣ Tags: #Imbé # TramandaíA desembocadura da Lagoa de Tramandaí, localizada entre as praias de Tramandaí e Imbé, é uma das cinco que ocorrem no litoral e encontra-se fixada apenas por uma estrutura tipo guia-corrente ao longo da margem esquerda.
Os primeiros moradores a ocuparem esta região foram os pescadores que utilizavam o canal lagunar como acesso ao mar. Em determinados momentos na saída para o mar, se sentiam prejudicados por não terem o pretendido acesso, porque a desembocadura estava fechada, ou seja, assoreada por sedimentos arenosos. Sendo assim se reuniam em grupos e abriam o canal. Com o passar do tempo advindo às tecnologias, o Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais (DEPREC), hoje Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), construiu um guia-corrente em 1960 sobre a margem esquerda, para fixação do canal impedindo sua migração e mantendo a profundidade.
A fixação da desembocadura favoreceu não só os pescadores, mas também a urbanização no município de Imbé, que se desenvolveu de forma intensa. As embarcações da PETROBRAS, que possui um terminal de operações marítimas dentro do canal, foram também favorecidas facilitando o acesso ao mar. O local também recebe botos que interagem com pescadores na pesca da tainha.
O local é um dos principais pontos turísticos do litoral Norte.A extensão da canal da barra do rio Tramandaí é de 1,5 km a largura e nas proximidades de secção transversal mínima é de 55 m e profundidade média de 2,90 m. Estas dimensões são controladas pelas condições geológicas do terreno, meteorológicas e hidrodinâmicas e apresentam pequenas variações, principalmente por causa da reduzida amplitude da maré.