AGORA!

Sábado, 27 de abril de 2024




MENU

SIGA:

Home » Geral » Notícia: Corsan dá início às obras de emissário de efluentes tratados em Xangri-Lá

Corsan dá início às obras de emissário de efluentes tratados em Xangri-Lá

◔ 25/03/2024 16h28min   ‣   Categoria: Geral   ‣   Tags: #Corsan #Emissário #Rio Tramandaí

A Corsan deu início, nesta segunda-feira, 25 de março, à construção de um emissário junto à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Xangri-Lá, orçado em R$ 21 milhões. A implantação permitirá a ampliação da destinação final do efluente tratado, fortalecendo o sistema de esgotamento sanitário de Xangri-Lá e Capão da Canoa, que têm parte do sistema interligado. 

O emissário, a ser instalado junto à Estrada do Mar, terá 9,2 mil metros de extensão, e será um marco para a região, possibilitando o desenvolvimento sustentável de ambas as cidades e viabilizando o crescimento econômico e social da região.

Conforme o gerente de Relações Institucionais da Corsan, Luciano Brandão, o esgoto coletado em Capão da Canoa e Xangri-Lá, após passar por tratamento, será levado para o ponto de lançamento em corpo hídrico, devidamente licenciado pela Fepam e localizado no Rio Tramandaí. “ Além de dispor no meio hídrico de um efluente tratado e que está enquadrado nos parâmetros previstos pela legislação, a obra permitirá maior cobertura de esgoto tratado nestas duas cidades, destravando os municípios de Capão da Canoa e Xangri-Lá no que diz respeito, por exemplo, a construção civil.”

Luciano salientou que a obra tem a licença ambiental da Fepam. “ O que estamos fazendo é garantir que o esgoto tratado seja lançado em corpo hídrico com todos os cuidados. O que acontece hoje é que o esgoto, sem tratamento, de alguma forma chega aos corpos hídricos.” Disse.

Fabio Arruda, diretor de Operações da Corsan, falou que a obra é muito complexa. “ quase 10 km de tubulação que terá capacidade de emitir 150 litros por segundo de efluentes tratados e a obra esta dimensionada para adequação ao Plano Nacional de Saneamento que define 2033 como data para que haja universalização do esgoto tratado.” 

Arruda informou que a obra tem prazo de 15 meses. “ Queremos resolver todo o problema de esgotamento sanitário no litoral Norte e a Corsan estará investindo mais de R$ 505 milhões e outras cidades, como Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa e Arroio do Sal terão emissários no futuro e é importante salientar que todo o efluente é tratado, garantindo pureza de 90%, acima do que rege a legislação. Ainda monitoramos todo o efluente 24h por dia através do COI- Centro de Operações Integradas .” ressaltou Arruda.

A tubulação sairá da Estação de Tratamento de Esgoto de Xangri-Lá e seguirá às margens da Estrada do Mar até o ponto de lançamento no Rio Tramandaí, em Osório.

O prefeito de Xangri-Lá, Celso Bassani Barbosa, disse que o início da obra é um momento especial para o município. “ É a primeira vez que a Corsan investe na cidade, tudo que tem é investimento da cidade e de empreendedores. Também ressalto a participação do Ministério Público Federal e Estadual, fundamentais neste processo.” Disse o prefeito.

A solenidade de lançamento aconteceu junto a ETE de Xangri-Lá.


Fotos- Karine Viana

Dapraia News/Corsan


Galeria de Fotos

Como você se sentiu com essa notícia?

18
Amei
7
Incrível
0
Uau!
1
Triste
1
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

E a natureza oferece mais um belo espetáculo no litoral Norte

O pôr do sol da sexta-feira foi contagiante em Imbé.

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO