Reunião em Brasília analisa ações judiciais referentes aos royalties do petróleo
◔ 30/04/2025 07h22min ‣ Categoria: Geral ‣ Tags: #Abramt #royalties do petróleo #Brasília #Juarez Marques da Silva #Andrew Carvalho Pinto #ANP
Nesta terça-feira, 29 de abril, o prefeito de Tramandaí Juarez Marques da Silva e o secretário da Fazenda, Andrew Carvalho Pinto, participaram, em Brasília, de reunião da ABRAMT – Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos de Petróleo – com o objetivo de defender os interesses de Tramandaí na partilha dos royalties pagos pela exploração do petróleo.
Nos últimos anos, diversas cidades que fazem parte da cadeia produtiva de petróleo e tem direito ao recebimento de royalties vêm sofrendo perdas significativas nessas receitas. Devido a ações judiciais com concessão de liminares outros municípios foram incluídos na divisão dos recursos, o que levou a Agência Nacional do Petróleo (ANP) a reduzir os valores destinados aos municípios que já recebiam os royalties anteriormente.
As perdas de Tramandaí chegam a R$ 6 milhões por ano. A cidade tem três processos em andamento na Justiça Federal para reverter essas perdas.
Durante a reunião, foi aprovada uma moção que será levada ao novo diretor da ANP, pedindo que a União arque com os valores redistribuídos, e que esses descontos deixem de ser feitos dos municípios tradicionais na arrecadação. Também foram debatidas novas medidas judiciais conjuntas.
O prefeito Juarez, que hoje exerce o cargo de diretor Administrativo e Financeiro da entidade, reforçou o compromisso com a luta pelos direitos de Tramandaí e por uma distribuição mais justa e estável dessas importantes receitas.
Fotos- Divulgação
Com informações da Prefeitura de Tramandaí
Galeria de Fotos


