Vídeo- Legislativo de Imbé rejeita requerimentos para criação de comissões parlamentares processantes
◔ 11/11/2024 20h58min ‣ Categoria: Política ‣ Tags: #Legislativo de Imbé #cassação vereadores de Imbé #Vilmar Nico #Fagner Guiner #Oldair ArcenoNa noite desta segunda-feira, 11 de novembro, a Câmara de Vereadores de Imbé votou dois requerimentos que pediam criação de Comissão Parlamentar Processante contra os vereadores Vilmar Nico e Fagner Guiner, ambos do Podemos. Por 5 votos favoráveis x 4 contrários, os dois requerimento foram rejeitados, uma vez que segundo o presidente do Legislativo, vereador Vilmar Nico, são necessários dois terços dos votos para a abertura das comissões.
O vereador Oldair Arceno (MDB) mostrou-se contrário a decisão e disse que a instalação das comissões se dá com aprovação da maioria dos vereadores, segundo lei federal. O que não foi acatado pelo presidente . “ Estou seguindo o regimento interno”, disse Vilmar Nico.
Os requerimentos foram protocolados por dois cidadãos de Imbé e, contra o vereador Vilmar Nico apresentava denúncias de que o vereador, no exercício da presidência, teria cometido infração político administrativo, entre elas implantação do recesso parlamentar de verão, sair da sessão antes de encerrar o ato e criar despesas em desatendimento a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Contra o vereador Fagner Guiner foi apresentada denúncia de que quando era secretário de Turismo teria contraído despesa para o Rodeio de Imbé sem empenho.
Sobre as acusações, durante os debates, Vilmar Nico disse que todos os seus atos foram legais e que outros presidentes também decretaram recesso parlamentar durante o verão. Fagner Guiner disse que estes requerimentos são uma tentativa de vingança política.
Votaram favoráveis a abertura das comissões os vereadores Paulinho Enfermeiro (Podemos) Marcelino Teixeira, o Catarina (PDT), Oldair Arceno (MDB), Jorge Souza (MDB) e Caio Santana (PSB). Votaram contra os vereadores Vilmar Nico (Podemos), Jair Grassi (Podemos) e Claudia Duarte (PDT).
A sessão foi encerrada prematuramente quando teve início as explicações pessoais e onde o vereador Oldair Arceno insistia na criação das comissões e como houve manifestações intensas da plateia, o presidente deu a sessão por encerrada.
As comissões processantes podem, conforme as conclusões, cassar o mandato de parlamentar.
Na sessão ordinária do último dia 4 de novembro outros dois requerimentos de criação de comissões processantes contra os vereadores Oldair Arceno e Jorge Souza, ambos do MDB, também foram rejeitadas. Já os relatórios de CPIs contra estes dois vereadores foram aprovadas e encaminhadas ao Ministério Público.
Confira o vídeo da sessão-
Foto- Reprodução
Dapraia News