AGORA!

Quinta, 21 de novembro de 2024




MENU

SIGA:

Home » Política » Notícia: Vídeo- Legislativo de Imbé rejeita requerimentos para criação de comissões parlamentares processantes

Vídeo- Legislativo de Imbé rejeita requerimentos para criação de comissões parlamentares processantes

◔ 11/11/2024 20h58min   ‣   Categoria: Política   ‣   Tags: #Legislativo de Imbé #cassação vereadores de Imbé #Vilmar Nico #Fagner Guiner #Oldair Arceno

Na noite desta segunda-feira, 11 de novembro, a Câmara de Vereadores de Imbé votou dois requerimentos que pediam criação de Comissão Parlamentar Processante contra os vereadores Vilmar Nico e Fagner Guiner, ambos do Podemos. Por 5 votos favoráveis x 4 contrários, os dois requerimento foram rejeitados, uma vez que segundo o presidente do Legislativo, vereador Vilmar Nico, são necessários dois terços dos votos para a abertura das comissões.

O vereador Oldair Arceno (MDB) mostrou-se contrário a decisão e disse que a instalação das comissões se dá com aprovação da maioria dos vereadores, segundo lei federal. O que não foi acatado pelo presidente . “ Estou seguindo o regimento interno”, disse Vilmar Nico.

Os requerimentos foram protocolados por dois cidadãos de Imbé e, contra o vereador Vilmar Nico apresentava denúncias de que o vereador, no exercício da presidência, teria cometido infração político administrativo, entre elas implantação do recesso parlamentar de verão, sair da sessão antes de encerrar o ato e criar despesas em desatendimento a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Contra o vereador Fagner Guiner foi apresentada denúncia de que quando era secretário de Turismo teria contraído despesa para o Rodeio de Imbé sem empenho.

Sobre as acusações, durante os debates, Vilmar Nico disse que todos os seus atos foram legais e que outros presidentes também decretaram recesso parlamentar durante o verão. Fagner Guiner disse que estes requerimentos são uma tentativa de vingança política.

Votaram favoráveis a abertura das comissões os vereadores Paulinho Enfermeiro (Podemos) Marcelino Teixeira, o Catarina (PDT), Oldair Arceno (MDB), Jorge Souza (MDB) e Caio Santana (PSB). Votaram contra os vereadores Vilmar Nico (Podemos), Jair Grassi (Podemos) e Claudia Duarte (PDT).

A sessão foi encerrada prematuramente quando teve início as explicações pessoais e onde o vereador Oldair Arceno insistia na criação das comissões e como houve manifestações intensas da plateia, o presidente deu a sessão por encerrada.

As comissões processantes podem, conforme as conclusões, cassar o mandato de parlamentar.

Na sessão ordinária do último dia 4 de novembro outros dois requerimentos de criação de comissões processantes contra os vereadores Oldair Arceno e Jorge Souza, ambos do MDB, também foram rejeitadas. Já os relatórios de CPIs contra estes dois vereadores foram aprovadas e encaminhadas ao Ministério Público.

Confira o vídeo da sessão-



Foto- Reprodução

Dapraia News

Como você se sentiu com essa notícia?

8
Amei
8
Incrível
0
Uau!
6
Triste
1
Indignado

Compartilhe essa notícia!

GERAL
TUDO DE GERAL
VÍDEOS
TUDO DE VÍDEOS
POLÍTICA
TUDO DE POLÍTICA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
TUDO DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS
FOTO DO DIA

Guarda-vidas em preparação para o verão

Treinamento dos guarda-vidas acontece em Tramandaí

VEJA MAIS FOTOS
LUGARES DO LITORAL
TEMPO
TUDO DE TEMPO